Imperatriz desenvolve permanente Campanha de vacinação contra raiva
Política
Publicado em 29/09/2020

Vacinação, resgate, testes rápidos e consultas de rotina são alguns dos procedimentos disponiveis

Publicado por Ariel Rocha

Vacinação antirrábica canina e felina acontece durante campanhas pontuais, e durante todo ano. Basta os tutores comparecerem ao centro, situado na rua Coletora Um, bairro Vila Conjunto Vitória, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Prevista para a segunda quinzena de outubro deste ano, a campanha de vacinação contra raiva tem objetivo de atingir todos os bairros da cidade e zona rural.

“Apesar da imunização dos animais ser uma rotina no nosso trabalho na Zoonoses, é no dia D da campanha que intensificamos as ações, para atingir a meta de vacinar 23 mil cachorros e 14 mil gatos”, explica o médico veterinário Paulo Henrique, coordenador da Unidade.

O local também faz a apreensão de cavalos encontrados soltos em vias públicas.

Uma média de 25 a 30 cavalos são resgatados por mês pela Zoonoses de Imperatriz. “O animal é resgatado, fica aqui na Unidade e se dentro de oito dias o responsável não comparecer para pagar a multa e liberar o cavalo, ele é doado. Qualquer pessoa pode receber o animal, basta criá-lo fora do perímetro urbano e ser responsável”, declara.

Outro serviço oferecido gratuitamente é o teste rápido para diagnóstico da leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar. O resultado fica pronto em 20 minutos e mediante um positivo, é feita a contraprova. São ofertadas consultas de rotinas para cães e gatos. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de ações para garantir o bem-estar dos animais, assim como de combate e prevenção a maus tratos.

Para denúncias, disque 99133-0673.

A Zoonoses abastece as Unidades Básicas de Saúde, UBS, com vacina antirrábica humana, para os casos de mordidas em pessoas, o que representa um risco pós-exposição ao vírus da raiva. Também abastece o Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, com soro antiofídico, que é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente.

Já nos casos de eutanásia, a unidade só realiza quando o animal já se encontra na fase final da doença calazar ou qualquer outra que implique em grande sofrimento e impossibilite uma boa vida para o cão e gato. O procedimento é feito apenas com autorização do responsável pelo pet.

Comentários

Chat Online