Capacitação para uso de desfibrilador automático é oferecido a servidores da PGJ
23/09/2020 23:14 em Política

Para que seja feito o uso correto do Desfibrilador Externo Automático (DEA) adquirido recentemente pelo Ministério Público do Maranhão, foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 23, uma capacitação com servidores de vários setores da Procuradoria Geral de Justiça.

 

O minicurso foi ministrado pelo 2° tenente Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM/MA), Manuel Alves de Sousa Filho, no Espaço de Saúde Laboral da PGJ. Nesta quinta-feira, 24, outra turma receberá o treinamento.

 

Além de como fazer o uso adequado do DEA, na capacitação foi destacada a relevância dos servidores saberem realizar os procedimentos necessários de primeiros socorros, caso presenciem alguém sofrer parada cardiorrespiratória. “Isso é um aprendizado muito importante não só para o trabalho aqui na Procuradoria, mas também para a vida pessoal de vocês”, disse Manuel Alves.

 

O tenente enalteceu a aquisição do DEA pelo MPMA e ressaltou que o equipamento tem potencial enorme de salvar vidas. “A gente está multiplicando o conhecimento com servidores do Ministério Público para que cada um possa usar o DEA. Caso haja alguma necessidade de ser utilizado o DEA aqui, já temos várias pessoas capacitadas para isso no local”, afirmou.

 

A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite, agradeceu a presença de todos os participantes no treinamento. “A aquisição do DEA foi uma prioridade, pensando na segurança de todos que frequentam o prédio da Procuradoria Geral de Justiça. É de suma importância todos terem conhecimento sobre seu uso”, concluiu.

 

Vale destacar que o número de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é 192 e o número do Corpo de Bombeiros é 193.

 

Fonte: Jefferson Aires (CCOM-MPMA)

COMENTÁRIOS