Tocantins retoma convênio e fortalece assistência a agricultores familiares
15/09/2020 23:09 em Política

Com a retomada do convênio, 800 famílias com renda de zero a quatro salários mínimos, estão sendo beneficiadas com assistência técnica e extensão rural

O Convênio Oportunidade, fruto de parceria entre o Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi prorrogado e terá prazo de execução até junho de 2022. Com isso, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza até 22 de setembro, visitas técnicas às regionais e propriedades assistidas visando à reativação do programa.

Executado em todas as regiões do Estado, o Oportunidade tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

No Tocantins, 800 famílias de agricultores familiares, com renda de zero a quatro salários mínimos, estão sendo beneficiadas pela assistência técnica e extensão rural com as ações do convênio. Já os investimentos para os trabalhos de assistência técnica somam R$ 3,057 milhões, viabilizando assim os atendimentos por meio de oficinas, visitas de campo, bem como a aplicação de instrumentos e coleta de informações sobre as atividades que estão sendo acompanhadas, possibilitando assim, a identificação das cadeias produtivas prioritárias na propriedade.

“Com um retorno gradual e cuidadoso das atividades do convênio, em virtude da pandemia, as equipes responsáveis pela execução do programa da sede, em Palmas, estão promovendo encontros técnicos nas Unidades Regionais do órgão. A ação começou essa semana por Paraíso do Tocantins, Miracema e Porto Nacional. Já na semana que vem a equipe segue com as reuniões técnicas nas regionais de Araguatins e Araguaína, depois disso vamos também reunir com os técnicos de Gurupi e Taguatinga”, explicou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz.

Nesta terça-feira, 15, a equipe, junto com técnicos da Regional de Paraíso, visitou duas propriedades no município de Dois Irmãos: a chácara Nova Vida, do produtor Alcir Cesar Dotoli, que desenvolve a atividade de piscicultura; e a Fazenda Novo Horizonte, do senhor Alzelino Dias Cavalcante, com avicultura.

Essas visitas têm como objetivos promover ajuste do número de famílias acompanhadas por cada regional para atingir a meta do convênio; levantar elementos para planejar formação de técnicos nas cadeias produtivas da avicultura e piscicultura; e bem como visitar experiências dessas duas cadeias produtivas. “Outra ação programada dentro do Convênio Oportunidade será o início de ciclo de capacitações técnicas nas duas cadeias produtivas, avicultura e piscicultura. Esta capacitação consolidará o termo de cooperação técnica firmado entre o Ruraltins e a Unitins”, frisou o diretor.

O Convênio contempla todos os municípios tocantinenses, sendo os produtores assistidos pelas sete regionais do órgão rural, Araguatins com 128 agricultores familiares, Paraíso do Tocantins com 100; Taguatinga com 100; Miracema com 108; Araguaína com 100; Porto Nacional com 124 e Gurupi com 140, totalizando assim, 800 produtores.

COMENTÁRIOS