A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, realizou a colagem de cartazes com informações sobre a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Lagoa Verde, Centro Novo e Vila Chico do Rádio, na zona rural de Imperatriz, e também no CRAS Santa Rita e nas Unidades Básicas de Saúde, UBS.
Os informativos são para chamar atenção da comunidade para os dispositivos de apoio oferecidos às mulheres em situação de violência doméstica. São disponibilizados para essas mulheres o atendimento psicológico, orientações jurídicas, acolhimento no abrigo quando necessário e o encaminhamento para as redes assistencial e de saúde.
O número de denúncias de violência contra a mulher cresceu em Imperatriz em 2020. De acordo com os dados do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, CRAM, serviço da SMPM, de janeiro a março deste ano, foram 190 denúncias. O aumento do número é resultado da ampliação da divulgação dos canais para atendimento e acolhimento dessas mulheres.
Em caso de violência doméstica, qualquer pessoa pode acionar os serviços especializados, registrar boletim de ocorrência junto à Delegacia da Mulher ou em qualquer delegacia comum. Denúncias podem ser feitas pelos seguintes números: (99) 99193-1717 / 99123-4638 / 99204-7925. É disponibilizado também em todo território nacional o 180 e o 190 da Polícia Militar.