Luto: Médica pioneira em Araguaína, Esmeralda Medrado falece ao 72 anos vítima da Covid-19
08/08/2020 10:56 em Política

 

 

 

Ela morava na cidade desde o início da década de 80.

 

Por AF Notícias

 

A médica anestesista Esmeralda Marchesini Medrado, uma das pioneiras no Tocantins, faleceu nesta sexta-feira (7), no Hospital Dom Orione, aos 72 anos de idade, onde estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em razão da Covid-19.

 

Ela era esposa do também médico Eduardo Novares Medrado, que atuou como secretário de Estado da Saúde e no município de Araguaína. Ele faleceu no dia 20 de junho de 2016. O casal deixa os filhos Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio.

 

Em nota de pesar, o Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (Simed-TO) disse que a “coragem e dedicação à medicina e aos pacientes são algumas das condições humanas que a fizeram ser tão amada e respeitada em toda a sua vida, desde a formação em Salvador, sua residência em anestesiologia em Goiânia e sua carreira profissional no Tocantins, ao lado do também médico Eduardo Medrado”.

 

Sua contribuição pioneira em Araguaína e ao Tocantins e sua atuação como mulher de força exemplar, serão sempre lembradas”, disse o Sindicato.

 

Formados pela Universidade Federal da Bahia, o casal Eduardo Medrado e Esmeralda decidiu se mudar para Araguaína em dezembro de 1982, ainda antes da criação do Estado do Tocantins. Eles se casaram durante o 6º ano do curso. “Nós fomos numa festa, começamos a dançar e essa dança nós estamos dançando até hoje, 40 e tantos anos”, costumava lembrar o médico.

 

Antes da mudança para o norte do Tocantins, Medrado deixou a Bahia com a esposa Esmeralda para a residência médica e pós-graduação em Brasília. Ele em cirurgia-geral; ela, em anestesia. Com a descoberta de que eram casados, Esmeralda teve de deixar Brasília e concluir a residência em Goiânia. Encontravam-se de quinze em quinze dias na folga dele na Capital Federal.

 

NOTA DE PESAR

 

"É com profunda tristeza que manifesto meu pesar pelo falecimento da Dra Esmeralda Marchesini Medrado, viúva do ex-secretário estadual da Saúde, Dr Eduardo Medrado, ocorrido nesta sexta-feira, 7, em Araguaína.

 

Médica pioneira no Tocantins, deixou uma visão prática da vida e da profissão.

 

Sua dedicação e excelentes serviços prestados aos tocantinenses ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da ética profissional.

 

Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, os corações dos familiares e de todos que sofrem a perda dessa grande amiga.

 

Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins"

 

COMENTÁRIOS