Órgãos federais oferecem mais de 400 vagas em concursos previstos para o segundo semestre de 2020
Política
Publicado em 13/07/2020

 

Órgãos federais oferecem mais de 400 vagas em concursos previstos para o segundo semestre de 2020

 

Maioria das seleções com inscrições abertas é para curso de formação do Exército; há oportunidades também na Aeronáutica e no Instituto Rio Branco

 

Apesar da pandemia do coronavírus ainda não ter data certa para eventual recuo, alguns órgãos da esfera federal estão com processos de seleção em curso e previsão de aplicar provas ainda neste semestre. Entre aqueles com inscrições abertas estão o Exército, a Aeronáutica e o Instituto Rio Branco, que, juntos, oferecem 460 vagas.

 

A maioria das oportunidades está prevista nos certames do Exército Brasileiro. São três concursos vinculados ao órgão com inscrições abertas, totalizando 255 vagas. A maior parte delas, 116, é para o curso de formação de oficiais do Serviço de Saúde do órgão, para cargos de médico, farmacêutico e dentista.

 

O prazo para inscrição termina dia 31 de julho, com prova prevista para 20 de setembro.

 

Também estão abertas até 18 de agosto inscrições para cursos de formação do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército. Com prova da primeira fase prevista para 11 de outubro, o certame prevê 98 vagas, sendo 70 para carreira militar nos cursos de formação e graduação de oficiais da ativa de engenheiros militares e 28 para oficiais da reserva.

 

Entre os requisitos estão ter concluído o ensino médio e ter idade entre 16 e 22 até o ano da matrícula para vagas na ativa, e de 16 a 21, para reserva.

 

Ainda vinculado ao Exército há seleção para curso de formação de oficiais do quadro complementar e de capelães militares, que somam outras 41 vagas. A maioria das oportunidades são para oficiais, 38, destinada a candidatos com formação superior em diferentes áreas, como Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito, Informática e Pedagogia.

 

Os requisitos incluem ainda que o candidato tenha no máximo 32 anos de idade. Para capelão são oferecidas três vagas e os requisitos incluem diploma de curso de formação teológica regular de nível superior e idade entre 30 a 40 anos.

 

As inscrições para ambos os processos vão até às 15 horas de 5 de agosto e a prova está prevista para 13 de setembro.

 

Entre outros concursos na esfera federal com inscrições já abertas estão ainda o da Aeronáutica, com 180 vagas para o curso preparatório de cadetes no ar, e o do Instituto Rio Branco, com 25 vagas para carreira de diplomata.

 

Para o primeiro o prazo para se inscrever termina dia 21 de julho, com previsão de aplicação de provas dia 18 de outubro.

 

Já o certame do Instituto Rio Branco segue com inscrições abertas até dia 9 de agosto e prova da primeira fase está prevista para ser aplicada dia 30 do mesmo mês. As vagas oferecidas são para classe inicial de terceiro secretário, que exigem graduação de nível superior. A remuneração inicial é de R$ 19.199,06.

 

A prova objetiva da primeira fase do concurso está prevista para ser aplicada em 30 de agosto.

 

Apesar de os editais dos certames trazerem as datas de provas a coach de concurseiros Letícia Nobre avalia que não há nada que impeça que sejam adiadas caso o contexto pandêmico não assegure a realização.

 

Ela destaca que todas as provas que haviam sido planejadas desde meados de março foram adiadas ou suspensas por tempo indeterminado por esse motivo.

 

Sobre a manutenção de concursos neste semestre apesar da pandemia, Letícia explica que as Forças Armadas têm calendários anuais de seleções para os cursos de formação. “Então, para esses casos, as seleções já estavam previstas”.

 

Quanto ao Instituto Rio Branco, ela informa que também há concursos todos os anos há algum tempo. Segundo Letícia, os diplomatas, advogados da união e delegados da Polícia Federal fazem parte do grupo de carreiras da Administração Direta do Executivo Federal que não precisam de autorização prévia para lançar edital do concurso. “O que precisam é de autorização para nomear os aprovados”.

 

Em âmbito estadual, Letícia pontua que exceto pelas vagas temporárias oferecidas na área de saúde, só o contexto de segurança pública não foi tão atingido. No Distrito Federal, por exemplo, ela destaca que foi divulgado o edital para 1,8 mil vagas para agente da Polícia Civil. Já o concurso de escrivão, que teria provas dia 15 de março, segue suspenso, mas segundo ela, esses dois devem ter provas no segundo semestre.

 

Ja o concurso de escrivao, que teria prova no dia 15 de março, segue suspenso, mas segundo ela, esses dois devem ter provas no segundo semestre. Alem disso, diz que outras policias, civis e militares, tambem confirmaram seleçoes ainda este ano.

 

 

 

Comentários

Chat Online