'Mídias sociais devem respeitar binômio de liberdade com responsabilidade', diz ministro do STF
28/05/2020 00:55 em Política

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, relator da operação que investiga redes de fake news, deflagrada ontem (27), declarou que as mídias sociais devem exercer liberdade de expressão com responsabilidade.

Ao participar de um evento sobre liberdade de imprensa e segurança dos jornalistas, Alexandre de Moraes defendeu a punição de quem "ferir a Constituição, praticar discurso de ódio, praticar crimes ao exercer sua liberdade".

De acordo com o ministro, redes sociais como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, chegam mais proximamente à população e "não têm a mesma responsabilidade das tradicionais formas da imprensa".

"Liberdade com responsabilidade, o que às vezes é esquecido no tema da liberdade de livre expressão. Se a notícia for direcionada para macular a honra de alguém, se for para influenciar questões eleitorais, o TSE tem casos correndo sobre isso, inclusive sobre disparo de WhatsApp nas eleições", afirmou o ministro.

"Temos que conseguir aplicar nas mídias sociais o binômio liberdade com responsabilidade da mesma forma que é historicamente aplicado aos meios tradicionais de mídia, como televisão, rádio, jornais e revistas", acrescentou.

Ao comentar ataques contra profissionais da imprensa através das redes sociais, o ministro do STF afirmou que "essas milícias digitais pretendem coagir a imprensa profissional em sua liberdade de manifestação, de crítica".

"Se você ameaça, amedronta os que vão veicular as notícias, se você, de forma instrumental, você está afetando a liberdade de imprensa, está facilitando que somente fake news cheguem à população. Você constrange aqueles que exercem a profissão", completou. (Sputnik Brasil)

COMENTÁRIOS