A 15ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUN), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), aconteceu na quinta-feira (21), por meio de videoconferência, pela primeira vez, cumprindo as medidas estabelecidas à prevenção do contágio e ao combate à propagação da Covid-19, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). De caráter público, a reunião foi transmitida ao vivo no canal da UEMASUL, no YouTube.
A reunião contou com a participação de 26 conselheiras e conselheiros, e a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles. Após a abertura da reunião, a presidente, professora Elizabeth Nunes Fernandes, propôs ao Conselho uma homenagem, com um minuto de silêncio, em respeito às vítimas da Covid-19, seus familiares e amigos.
Na sequência, deu posse aos novos membros do CONSUN: professora Maria da Guia Taveiro Silva, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; professora Jaqueline Macedo Gomes, diretora do curso de Engenharia Florestal e professor Tiago Cunha Rocha, diretor do curso de Engenharia Agronômica, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Imperatriz; professora Daniele Lima Rodrigues, diretora do curso de Engenharia Agronômica e professor Eduardo André de Figueiredo Bragança, diretor do curso de Ciências Naturais, do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito; professora Diana Barreto Costa, diretora do curso de Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, diretora do curso de Geografia, do centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), campus Imperatriz.
Uma das conselheiras recém-nomeada, professora Daniele Lima Rodrigues, falou da sua satisfação em fazer parte do CONSUN: “Agradeço a oportunidade e espero aprender bastante e contribuir tanto na universidade, no eixo pesquisa, ensino e extensão, como nas discussões e decisões importantes deste conselho”.
O secretário Davi Telles reforçou a importância do reconhecimento da ciência. “É a ciência que tem direcionado e apontado os caminhos aqui no Maranhão. Temos em esfera nacional uma postura extremamente preocupante, onde o chefe de governo da nação tem demonstrado um desapreço pela ciência e tecnologia, pelo conhecimento, pelas medidas sanitárias. Aqui no Maranhão, no Nordeste e em todo o País, os governadores desempenham um papel importante nesse cenário, sobretudo ouvindo a academia, o setor científico e a comunidade científica”.
Davi Telles parabenizou a UEMASUL “pela adesão e adequação às novas possibilidades, com prática de novos protocolos de colação de grau, reuniões, o que só corrobora a vocação modernizadora, a vocação inclusiva, a vocação democrática e a sede por igualdade e justiça que a UEMASUL tem no seu DNA”.
Em seguida, os membros do Conselho discutiram e votaram sete matérias previstas em pauta, entre elas, o Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Humanas Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia e a minuta de Resolução que fixa as quotas de bolsas, para o exercício de 2020/2021, nos diversos programas destinados aos discentes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
A pró-reitora, professora Sheila Elke Araújo Nunes, que faz parte do Comitê de Monitoramento e Avaliação, da UEMASUL, informou sobre as ações do Comitê, reforçando as medidas de prevenção, que devem ser adotadas por todos. A reunião foi encerrada pela presidente, Elizabeth Nunes Fernandes, agradecendo a presença das conselheiras e conselheiros.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.