Governo garante mais 30 leitos para enfrentamento do coronavírus em Imperatriz
16/05/2020 01:19 em Política
Serão 20 leitos de UTI e 10 de enfermaria (Reprodução)

O Governo do Maranhão segue ampliando a rede de leitos destinados ao tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no estado. Em breve, 30 novos leitos serão disponibilizados no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI), que segue em obras para adequação do espaço. Serão 20 leitos de UTI e 10 de enfermaria. O investimento na unidade de saúde faz parte das estratégias do Governo do Estado para ampliar a oferta de leitos na Região Tocantina.

“Quando no início desta semana, visitamos a cidade e dialogamos com diretores de unidades de saúde local, tratamos de estabelecer ações no intuito de dar respostas rápidas ao número crescente de casos confirmados de novo coronavírus. A ampliação do HRMI faz parte destes investimentos, uma vez que estamos lutando contra o tempo para ofertar aos nossos pacientes uma estrutura segura e que também atenda aos padrões da OMS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Com a nova estrutura, será possível dar assistência especializada a pacientes adultos regulados pela UPA local. Irá atuar no novo espaço uma equipe multidisciplinar, conforme a portaria de habilitação de leitos UTI Adulto, com média mais de 100 funcionários. O serviço de ampliação segue em ritmo intenso, funcionando em três turnos de trabalho, com estimativa de entrega e estruturação finalizada dos equipamentos para a próxima semana.

De acordo com a diretora-geral do HRMI, Tassiana Miranda, trata-se de uma área que já pertencia à maternidade e que seguia em reforma e ampliação. “Ela estava prevista para ser inaugurada para ser uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Todavia, diante do momento que estamos enfrentando, resolvemos transformá-la em UTI Adulto, com ativação para o projeto inicial após a pandemia”, pontuou.

O novo espaço não terá comunicação com o Hospital Regional Materno Infantil e está localizado em uma área isolada. Com isso, fica garantida a segurança dos pacientes, além de evitar novas contaminações.

COMENTÁRIOS