Matemático analisa curva da Covid-19 no Tocantins após casos crescerem 185% em seis dias
03/05/2020 00:30 em Política

Estado saltou de 67 para 191 casos em menos de uma semana. Matemático explica que achatamento da curva ainda não está acontecendo no estado.

Por TV Anhanguera 

O número de casos de Covid-19 no estado doTocantins cresceu 185% em apenas seis dias. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde mostram que no dia 26 de abril eram 67 casos da doença. Menos de uma semana depois, no dia 1º de maio, esse número subiu para 191.

Embora, o aumento tenha sido rápido, a curva ainda é considerada linear. “Nós tivemos um ponto fora dela, que foi exatamente do dia 27 para o dia 28 [de abril], de segunda para terça-feira, onde aumentou 46,8% dos casos”, explicou o matemático Rawlinson Silva.

No período citado pelo professor foram diagnosticados 37 novos casos da Covid-19 no estado. O especialista afirma que o achatamento da curva - quando o número de casos confirmados vai parar de crescer - só vai acontecer quando houver uma estabilidade dos números reais dos casos registrados.

Ele explica que a redução dos índices percentuais de um dia para o outro ainda não representam a redução da doença. "O aumento percentual deu uma diminuída e muita gente pensa que a curva está achatando, mas o número de casos ainda continua o mesmo. A gente tem que se preocupar nesse número de casos ir diminuindo", explicou.

Gráfico mostra evolução dos casos de Covid-19 no Tocantins 

 

A testagem que vem sendo realizada nos pacientes pode refletir nesse crescimento. Além disso, outros fatores, como a localização geográfica, que torna o Tocantins um corredor rodoviário, e o afrouxamento das restrições pelos municípios podem favorecer esse aumento de casos.

“Com relação às cidades pequenas observou-se um aumento no número, inclusive em locais que não havia sido detectado [o vírus], principalmente em razão do fluxo migratório de pessoas que vêm fugindo das grandes cidades com epidemia se refugiando em sítios e chácaras das pequenas cidades”, disse a médica infectologista Carina Feriane.

Mudança no boletim

O boletim epidemiológico deste sábado (2) ainda não foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O órgão decidiu mudar o horário de divulgação das informações devido ao aumento no número de testagens realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

Além disso, conforme o estado, muitas notificações em testes rápidos estavam sendo divulgadas após a emissão do boletim. Apesar disso, a Secretaria de Saúde confirmou que até o início da noite deste sábado (2) tinham sido confirmados 20 casos positivos de Covid-19.

COMENTÁRIOS