Crédito: Agência Pará
No Pará, a pandemia do novo coronavírus já fez 114 vítimas fatais, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Entre os casos, sete médicos perderam a vida para a covid-19 e inúmeros estão infectados.
Expostos diariamente ao risco, os médicos estão enfrentando um inimigo invisível. Muitos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao vírus trabalham exaustivamente e, muitas vezes, sem os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) adequados.
No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, em apenas 72 horas, três médicos morreram vítimas da covid-19. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), 12 profissionais de saúde do Rio, entre técnicos e enfermeiros, também tiveram suas mortes em decorrência do novo coronavírus. As informações apontam que as vítimas tinham entre 38 e 46 anos, sendo 10 do sexo masculino e dois do sexo feminino. Além deles, mais seis casos ainda estão sob investigação.
Em nota, o Sindicato dos Médicos do Pará lamentou, nesta segunda-feira, 27, o falecimento do médico Avelar Feitosa, que estava internado na Beneficente Portuguesa. O sétimo médico perdido para a covid-19 no Pará.