Estudantes repatriados da Bolívia devem chegar ao Tocantins na manhã desta quarta
21/04/2020 21:16 em Política

Grupo de 50 alunos vai viajar por cerca de 30 horas de ônibus. Eles serão submetidos a testes rápidos para Covid-19 no Hospital Geral de Palmas.

Por TV Anhanguera

Embarque dos estudantes brasileiros que estavam na Bolívia — Foto: Divulgação/Gote-Polícia civil

O segundo grupo de estudantes tocantinenses que estão sendo repatriados deve chegar ao estado na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h . O grupo tem 50 alunos que embarcaram no final da tarde de segunda em ônibus e vans que saíram da cidade de Corumbá (MS), que fica na fronteira. Eles passaram por procedimentos de checagem para sintomas para coronavírus tanto do lado boliviano, em Puerto Suárez, quanto ao entrarem em território brasileiro.

Ao todo a viagem deve levar cerca de 30 horas. O ônibus em que eles estão é escoltado pelo Grupo de operações Táticas Especiais (Gote) da Polícia Civil, pela Polícia Rodoviária Federal e pela Vigilância Sanitária.

Também estão sendo tomados cuidados como o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para a higienização. As paradas são apenas para reabastecimento do veículo e as refeições são feitas dentro do ônibus.

No meio da tarde desta terça feira (21), o grupo estava na cidade de Jataí (GO). Ao chegar, o ônibus irá direto ao Hospital Geral de Palmas onde todos, incluindo os motoristas, vão passar por testes rápidos para a Covid-19. Eles só serão liberados para ir para casa após os resultados dos testes. Se algum deles testar positivo, todos vão ficar em isolamento.

Os estudantes estavam presos na Bolívia porque as fronteiras com o país foram fechadas em função da pandemia. A negociação para liberação do grupo foi feita pelo Itamaraty e a estrutura para a operação de repatriação foi montada pelo Governo do Tocantins. Este é o segundo grupo a voltar para o estado, o primeiro foi de estudantes que vieram do Paraguai.

De acordo com o governo do estado, o novo grupo tem estudantes que são das cidades de Colinas, Lajeado, Caseara, Dois Irmãos e Ananás. Os veículos utilizados no transporte deles serão desinfectados ao fim da operação.

Fonte: G1-Tocantins

COMENTÁRIOS