A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 17, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), analisou 34 amostras para Covid-19, com dois resultados positivos.
Um dos casos confirmados é de Palmas, sexo feminino, 33 anos, que teve contato com caso confirmado e apresentou sintomas clássicos.
O outro caso não entra na relação oficial do Tocantins, por se tratar de um paciente residente em Birigui, São Paulo, que em passagem por Araguaína foi hospitalizado e sua amostra coletada enviada ao Lacen, que resultou positiva. Seu caso será notificado ao Estado de São Paulo.
Diante dos números apresentados, o Tocantins contabiliza agora 32 casos confirmados de Covid-19, nas cidades de Palmas (22), Araguaína (05), Gurupi (01), Dianópolis (01), Cariri do Tocantins (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01).
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) informa que o acompanhamento dos pacientes infectados pelo vírus é realizado pelos municípios e a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que o isolamento seja de 14 dias.
Passado o período, os sintomáticos leves e moderados, que estão em domicílio, são considerados curados. Os pacientes internados recebem alta depois de avaliação médica.
Atualmente, o Tocantins apresenta 01 óbito, 12 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, outros 18 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar, e 01 paciente está hospitalizado em Goiânia, Goiás.
Os dados divulgados nos boletins de acompanhamento são consolidados a partir das notificações recebidas das equipes de Vigilância municipais, até às 17h, somados aos exames realizados no Lacen.
Casos notificados após este horário entram no boletim do dia seguinte.
O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br