A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar participou nesta terça-feira (26), em São Luiz (MA), da reunião da Câmara de Educação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Ela e os demais secretários de Educação do consórcio discutiram a “Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa em Regime de Colaboração com os Municípios”.
O encontro da Câmara de Educação integra a programação do 19º Fórum da Amazônia Legal, que acontece de 27 a 28 de novembro, na capital maranhense, com a participação dos governadores e secretários dos nove estados brasileiros que compõem o bloco de Governadores da Amazônia Legal.
Durante o evento, Adriana Aguiar, falou sobre a importância do Regime de Colaboração entre estados e municípios. “Temos aqui uma equipe de secretariado comprometida em discutir esses desafios comuns e trazer propostas significativas. A Câmara de Educação avançou bastante com suas propostas sendo uma das mais relevantes o Regime de Colaboração, porque todo governo precisa enxergar a educação como território e que todas as crianças e jovens pertencem ao território daquele determinado estado. Daqui sairemos levando propostas para que cada estado coloque em prática de acordo com sua especificidade”, frisou.
O secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, reforçou a importância do Regime de Colaboração. “Todos nós estamos imbuídos do mesmo objetivo, que é alfabetizar as nossas crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental, garantindo, com isso, um fluxo escolar adequado e isso vai repercutir depois nas nossas redes estaduais”, ressaltou.
Participaram da reunião os secretários de Educação: Felipe Camarão (Maranhão), Mauro Sérgio Ferreira da Cruz (Acre), Leila Soares de Souza Perussolo (Roraima); a secretária executiva do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Nilce Costa, e representantes dos estados do Amapá (adjunta Neurizete Oliveira), Amazonas (Hellen Cristina Silva) e Mato Grosso (a adjunta Rose Maria Araújo Luzardo), além de técnicos da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). (com a colaboração da Ascom Seduc MA)