Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão concertos de câmara da OSB
Entre os dias 25 e 29/12, o Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira que conta com o incentivo da empresa Eneva passará por cinco municípios do interior do Maranhão: Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes. Os municípios da região do médio Mearim receberão pela primeira vez apresentações do Quinteto de Metais da OSB.
Formado por Nilson Coelho e Jessé Nascimento (trompete), Eliezer Conrado (trompa) e Ricardo Santos e Elber Ramos (trombone), o Quinteto de Metais da OSB apresentará ao público um programa composto por obras de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilberto Galiardi, entre outros compositores. Todas as apresentações terão entrada gratuita e começarão às 19h30. Confira a programação:
Neste sábado anterior aos concertos, 23 de novembro, os integrantes do quinteto ministraram workshops para músicos e estudantes de música para os moradores dessas cinco cidades, na Escola Carlos Martins, em Pedreiras. Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com instrumentistas de uma das principais orquestras do país, gratuitamente. Fopram ministradas aulas de trombone, trompete e trompa.
Em setembro deste ano, educadores da rede pública de ensino desses municípios tiveram a oportunidade de participar do “Orquestra em Sala”, que representou o primeiro contato da OSB com essas comunidades. Na ocasião, professores foram capacitados para replicarem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.
Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. No Maranhão, o projeto conta com o incentivo da Eneva, empresa brasileira integrada de geração de energia que atua na região. A Eneva investiu mais de R$ 1 milhão no projeto por meio de leis de incentivo.
SOBRE A ENEVA
A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado no Reservoir-to-Wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural, no interior do Maranhão. Com um parque térmico de 2,8 GW de capacidade instalada, a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no País. Na parte de óleo e gás, é a maior operadora privada de gás natural do Brasil. A companhia opera mais de 50 mil km2 de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão.
Por Paloma Suertegaray