Esse final de semana, dias 26 e 27, foi de muita concentração e revisão nos estudos para mais de 250 estudantes da Rede Pública Estadual, de Imperatriz e outros municípios vizinhos, como Estreito, Amarante e Lajeado Novo. O Governo do Maranhão promoveu o Aulão do Enem, realizado por meio das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Educação (Seduc).
Os Aulões do Enem são uma das etapas do PreUNI (Programa Pré-Universitário do Governo do Estado do Maranhão), voltado para o fortalecimento de conhecimentos e habilidades dos estudantes, prioritariamente da 3ª série do Ensino Médio, focados nos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Pre-UNI foi criado para democratizar o acesso ao Ensino Superior e melhorar o desempenho do Maranhão.
As aulas são gratuitas e ministradas por professores com ampla experiência em cursinhos pré-vestibulares. Os Aulões disponibilizam conteúdos de revisão, em quatro áreas do Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias. Os estudantes inscritos ainda recebem uma apostila com informações teóricas e exercícios.
“Esta é uma política do Governo do Estado, já consolidada desde 2015, que tem por objetivo reforçar os conteúdo e temas que foram mais frequentes nas provas anteriores do ENEM”, conta o técnico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Aurélio Salazar Vieira. “O Aulão do Enem complementa outros programas que o Governo do Estado promove, por meio da Seduc, como por exemplo o Terceirão Não Tira Férias, Aulões Mais Ideb, entre outros”, finaliza Marco Aurélio Vieira.
“O Enem é a porta de entrada para a universidade e o nosso grande desejo é que os estudantes da Rede Estadual, ao concluírem o Ensino Médio, ingressem em uma universidade, de preferência pública”, destaca a gestora Regional de Educação, professora Orleane Evangelista de Santana. “Estes aulões só reforçam a preocupação, o compromisso e a responsabilidade que o governador Flávio Dino tem com a educação e com a aprendizagem dos estudantes maranhenses”, concluiu a gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), Profa Dra Orleae Evangelista de Santana.
A gestora escolar, professora Deise de Souza Cortez, do Centro de Ensino Carlos Alberto Monteiro de Macedo, localizado município de Lajeado Novo, distante 141 km de Imperatriz, acompanhou 28 estudantes durante os Aulões do Enem, em Imperatriz. “Considero muito importante a participação de nossos estudantes neste Aulão do Enem oferecidos pelo Governo do Estado, porque estão tendo oportunidade de, em todas as disciplinas, alinharem seus conhecimentos, de modo a alcançarem êxito no Enem”, conta a professora Deise Cortez.
O estudante Daniel Arquiles, do CE Carlos Alberto Monteiro de Macedo, de Lajeado Novo, relatou que sua rotina de estudos e preparatórios para o Enem foram intensificados, porque pretende conseguir uma vaga para o curso de Direito. “Eu aproveitei muito os dois dias de Aulões do Enem, em Imperatriz. Também participei do Terceirão não Tira Férias, em julho, e dos Aulões Mais Ideb, aos sábados, porque vi em todas essas iniciativas do governador Flávio Dino grandes oportunidades de melhorar meus estudos preparatórios para o Enem e assim conseguir a vaga no Ensino Superior, que almejo”, destaca o estudante, Daniel.
Aula de Redação, ministrada pela professora Orleane Evangelista (UREI) (Foto: Aparecida Marconcini Prestes)
Para o estudante Emanoel de Oliveira Costa, do Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, do município de Estreito, que fica a 127 km de distância de Imperatriz, os Aulões do Enem foram uma grande oportunidade de convivência com outros estudantes que têm o mesmo objetivo, que é ingressar numa universidade. “Passei o Ensino Médio todo me preparando, intensificando mais neste ano meus estudos para o Enem e, com todo esse esforço e dedicação, espero ingressar em uma excelente universidade pública”, afirma Emanoel de Oliveira, que veio participar do Aulão do Enem, em Imperatriz, acompanhado de 3 professores e mais 17 estudantes.
Enem
Nos dias 3 e 10 de novembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho escolar ao final da Educação Básica e colabora para o acesso à Educação Superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos), e a programas de financiamento, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).