O Tribunal Regional do Trabalho-6ª Região (TRT-6ª. Região), por meio do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Getrin), realiza em parceria com instituições, para realização do seminário “Trabalho e sofrimento psíquico: vidas em risco”. O evento terá como objetivo promover um debate acerca da depressão, ansiedade e estresse, e formas de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho.
Na cidade de São Luis-MA, de 24 a 27 de setembro de 2019, a Fundacentro irá coordenar o curso “Vigilância de ambientes e processos de trabalho em postos revendedores de combustíveis (PRC) com ênfase no benzeno”.
O benzeno, presente em postos de combustíveis envolve situações de risco, causando muitas vezes intoxicação aos trabalhadores. Além disso, há uma preocupação de exposição ao cancerígeno pelos moradores no entorno dos postos de combustíveis.
De forma a debater, identificar e analisar os fatores de risco, a pesquisadora da Fundacentro, Arline Sydneia Abel Arcuri e Alexandre Jacobina, gestor ambiental, ex-coordenador de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), realizarão aulas expositivas dinâmicas, seguidas de exibição de vídeos, debates, visita técnica, apresentação em sala e análise do processo de trabalho.
Coordenado pelo servidor e tecnologista, José Helio Lopes Batista da Fundacentro e Luciano Mamede de Freitas Junior do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Maranhão, o curso, fechado, será dirigido aos técnicos dos Cerest´s, profissionais da vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, auditores fiscais do trabalho e dirigentes sindicais do setor.