O CRAS de Augustinópolis, dando continuidade ao Projeto “A arte de Envelhecer”, desenvolvido junto ao SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promoveu um encontro com o grupo de idosos e demais convidados para abordar o tema “Sistema de Transporte gratuito ao Idoso e à Pessoa Deficiente”.
Entre vários benefícios sociais ofertados pelo CRAS, destaca-se na área do transporte a carteira do Idoso Interestadual, o cartão do idoso intermunicipal e o Passe Livre.
A Carteira do Idoso interestadual é um benefício concedido às pessoas idosas, a partir de 60 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos, podendo viajar de um estado para o outro, em todo território nacional. Enquanto que o Cartão do Idoso Intermunicipal também é um benefício concedido à Pessoa Idosa, com renda per capta familiar de até 02 salários mínimos, permitindo o deslocamento de uma cidade para outra, dentro do estado do Tocantins.
Já o Passe livre é destinado às pessoas portadoras de deficiência física e mental, para viajar de um estado para o outro, em todo território nacional.
Toda pessoa deficiente, tem direito ao acompanhante, sendo que a renda mensal per capta é de um salário mínimo.
Informações como estas, foram repassadas para os usuários, que aproveitaram a oportunidade para sanar as suas dúvidas e inteirar-se melhor do assunto abordado.
Trata-se, de um serviço de utilidade pública do CRAS. Maiores informações, no próprio CRAS de Augustinópolis.