Governo faz mutirão do glaucoma em seis municípios da região de Açailândia
14/08/2019 20:44 em Política

Governo dá continuidade ao atendimento do mutirão de combate ao glaucoma em seis municípios da regional de Açailândia. Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) fará o atendimento da população nos municípios de São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca. O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira.

Para secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, a ideia é fortalecer o diagnóstico precoce, e iniciar o tratamento imediatamente dos casos positivos. “Por meio do programa, temos possibilitado o rastreio do glaucoma no Maranhão. Ofertamos o exame de fundo de olho, medida que contribui com o diagnóstico e tratamento. Uma vez fechado o diagnóstico, os pacientes passam a receber gratuitamente, a cada três meses, colírios que contribuem com o controle da doença”, explicou.

No sábado (17), equipes do mutirão atenderão no município de Itinga do Maranhão e Açailândia. No domingo (18), a ação será em Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. Para o atendimento, o paciente deve apresentar cópia do documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de endereço. De caráter preventivo, a busca ativa detecta e trata outras patologias da visão, como catarata.

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos como colírios, como é oferecido por meio do mutirão.

Programação 
Sexta (16)
São Francisco do Brejão (Manhã) – Unidade de Saúde Magnaldo Fernandes, bairro Novo Horizonte
São Pedro da Água Branca (Tarde) – Hospital Municipal, Rua do Sesp

Sábado (17)
Itinga do Maranhão (Manhã) – SESP – Rua das Castanheiras, 250, Centro
Açailândia (Tarde) – Unidade de Saúde Dr. Dalvadisio Moreira, Rua Rio Grande, Bairro Getat

Domingo (18)
Bom Jesus das Selvas (Manhã) – Unidade Básica de Saúde Antônio Nascimento Filho – Rua Barreirinhas, 302, Centro
Buriticupu (Tarde) – Rua Santa Maria, Terra Bela

COMENTÁRIOS