Para a região Nordeste, apenas Centro, Oeste e Sul Maranhense devem se preocupar com as fortes chuvas
Por Giorgia Cavicchioli (IstoÉ)
Ao menos três regiões do Brasil entraram em alerta para as chuvas. As precipitações atingem, principalmente, as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
As chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para as regiões citadas.
Sendo assim, em caso de rajadas de vento, a recomendação das autoridades é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também é importante que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é indicado para que, se possível, as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia para evitar que eles sejam queimados durante os temporais.
Já para a região Sul, não existe nenhum alerta de perigos para as chuvas. No entanto, devem ocorrer algumas pancadas de chuva na área durante o dia.