O presidente Lula assinou o Projeto de Lei que cria a ALADA, empresa pública voltada para a exploração comercial das atividades espaciais na cidade maranhense
Divulgação
O governo Lula se articula para transformar o Centro de Lançamento de Alcântara em um polo internacional de lançamentos espaciais. No início do mês, o presidente Lula assinou o Projeto de Lei que cria a ALADA, empresa pública voltada para a exploração comercial das atividades espaciais na cidade maranhense.
A SpaceX, do bilionário Elon Musk é vista como potencial cliente pela Força Aérea Brasileira (FAB), que estima em R$ 11 Bilhões os custos com reformas, construção de portos e melhorias nas rodovias do Maranhão.
O Centro de Lançamentos de Foguetes de Alcântara tem como vantagem competitiva sua proximidade com a linha do Equador, o que reduz o consumo de combustível durante os lançamentos.
Subsidiária da Nav Brasil, a ALADA dependerá de recursos federais, mas o governo espera que ela se torne autossustentável em pouco tempo. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.