Projeto todo elaborado e aperfeiçoado pela SEDEPE foi destacado pelo secretário José Reinaldo Tavares como “um sonho de 50 anos no estado”
Por 'O Imparcial'
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, ontem (22), a criação da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão, durante a 37ª reunião.
Além do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços participaram da reunião representantes da Casa Civil e dos ministérios da Fazenda, Integração e do Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Planejamento e Orçamento, Portos e Aeroportos e Transportes.
Também foram aprovados o primeiro projeto industrial da ZPE de Aracruz, no Espírito Santo e a instalação de quatro novas empresas na ZPE de Parnaíba (PI).
Presidindo a reunião, o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, ressaltou a importância das ZPE para fortalecer a exportação de produtos nacionais, gerando emprego e renda para o país.
“O regime das Zonas de Processamento de Exportação é um importante instrumento para promoção da industrialização do país, com foco em produtos e serviços brasileiros com atratividade internacional”, disse.
A partir da aprovação da criação da ZPE de Bacabeira, o Conselho poderá avaliar a instalação de projetos industriais com potencial mapeado de R$ 15 bilhões em investimentos e da criação de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos na região. A área de livre comércio do Maranhão será iniciada com um projeto âncora, dotado de uma mini refinaria de 20 mil barris de petróleo por dia, com possibilidade de chegar, em 5 anos, a 50 mil barris.
Também estão previstos empreendimentos ligados à transição energética, especialmente o hidrogênio verde e a obtenção do hidrogênio verde por meio de plantas de eletrolisação, com eletrolisadores fabricados dentro da própria ZPE, para exportação e para o mercado interno, “Com toda a estrutura rodoviária, ferroviária e marítima que o estado já dispõe, as coisas vão começar agora a trilhar um caminho bem mais fácil, bem mais rápido e importante para a economia do estado”, explica o superintendente de Planejamento de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) do Governo do Estado, Pedro Rocha Neto, ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado, o maior especialista no tema no Maranhão.
O ex-governador e secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares destaca aprovação da ZPE do Maranhão como um “sonho de 50 anos vivido por todos nós se tornando realidade”.
“Acredito que será a ZPE mais dinâmica de todo o Brasil porque aqui temos condições logísticas que ninguém tem no Arco-Norte. Como a infraestrutura é determinante no preço final do produto, nenhum estado brasileiro tem como competir conosco”, explica José Reinaldo.
O projeto, todo desenvolvido e aperfeiçoado pela SEDEPE, com total apoio do governador Carlos Brandão, recebeu nesta etapa final de aprovação, o empenho e o compromisso do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli.