Equipe do Ciopaer consegue realizar o transporte em 5 minutos (Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins)
Fonte: Jornal do Tocantins
Cinco pacientes que esperavam por transplante foram beneficiados com as doações de fígado, rins e córneas
Nesta sexta-feira (17) o estado realizou a primeira captação e transporte de múltiplos órgãos deste ano após um adolescente, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com quadro clínico que evoluiu para morte encefálica.
Com o apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a ação ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) e aconteceu após a autorização de familiares do adolescente.
Conforme a SSP, cinco pacientes que esperavam por transplante foram beneficiados com as doações de fígado, rins e córneas.
O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HGP, Vinicius Gonçalves Boaventura, explicou que o processo é organizado conforme o protocolo de morte encefálica. “Se confirmado, ofertamos o direito aos familiares de optarem pela doação de órgãos. Nosso agradecimento à família pelo gesto que salvará outras vidas".
O transporte dos órgãos do HGP até o Aeroporto de Palmas foi conduzido pelo Ciopaer. O diretor geral, tenente-coronel Gustavo Bolentini, ressaltou a importância desse transporte ágil, e destacou que a velocidade e eficiência foram cruciais para preservar os órgãos e evitar possíveis incidentes no trajeto.
Como ser doador?
A doação de órgãos é um simples ato que pode salvar vidas e para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta a pessoa comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.