ABÍLIO PACHECO: Professor, escritor e pós-doutorando da UFNT promove campanha coletiva para lançar novo livro
Política
Publicado em 05/05/2024

 

Professor Abilio Pacheco está cursando pós-doutorado na UFNT, em Araguaína

Por 'AF noticias'

Quem contribuir receberá um exemplar da obra do escritor

O escritor e professor Abilio Pacheco, pós-doutorando da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, está realizando uma campanha de financiamento coletivo para seu próximo livros de poemas, "De braços vagos", pela editora luso-brasileira Urutau.

 

Ele é pesquisador de literatura na região de confluência do Pará, Maranhão e Tocantins, bem como da relação entre Literatura e História, sob a perspectiva da Literatura de Testemunho.

 

Abilio é atuante como escritor desde a adolescência, já tendo obtido 1º lugar em um concurso nacional de poemas quando tinha 17 anos. “De braços vagos” será seu 9º livro individual. Ele também já publicou o romance “Em despropósito”, que foi tema de pesquisa de doutorado no PPGLLIT na UFNT; “No rastro e no rumo das palavras”, livro que é resultado de sua tese defendida na UNICAMP (2020) e é importante para pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre testemunho na região; e “O menino do farol” (ilustrado por Taate Cavalcante), a ser lançado em Junho, uma narrativa curta com jeito de literatura para crianças.

Desse modo, para viabilizar o livro de poemas “De braços vagas”, o professor lançou a campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/vagos). “Os mais jovens talvez não lembrem que antes a gente comprava um caderno capa dura, pedia para as pessoas contribuírem com alguma quantia e escrevia seu nome para poder receber a prenda no futuro” – comenta o professor. “O financiamento coletivo pela internet funciona da mesma forma”, acrescenta, “você escolhe a recompensa no site, contribui com o valor indicado e espera o livro chegar pelos correios.”

 

O professor também explicou que outra forma de contribuir com a nova obra é adquirindo os livros já publicados, com a vantagem de já receber imediatamente a publicação escolhida. “Você pode adquirir, por exemplo, o romance que se passa aqui no norte do Brasil, um livro de poemas, ou mesmo o Menino do Farol. É só entrar em contato comigo pelo e-mail: abilioescritor@gmail.com”, finalizou.

Link para o financiamento coletivo:

https://benfeitoria.com/projeto/vagos

Instagram: @abiliopacheco_

Facebook: abiliopachecoescritor

Email: abilioescritor@gmail.com

 

De braços vagos (poemas)

Formato e quantidade de páginas ainda não definidos – Editora Urutau

 

O livro é um conjunto de poemas curtos sobre um estar no mundo atravessado por migração e pandemia. Um estar impregnado pelo mundo e exilado dele. A maioria dos poemas foi escrito nos últimos seis anos. Embora não abordem temas políticos e sociais diretamente, um leitor mais arguto poderá encontrar nele: migração (sentimento de exílio), pandemias e pandemônios.

 

“O menino do farol”

Formato 14x21 / 64 páginas / Independente / Ilustrações: Taate Cavalcante

 

No livro, conhecemos a trajetória de um personagem sem nome desde sua infância até a adolescência. Desde a época em que acompanhava a mãe que acendia o farol, até o momento em que ele passa a ser responsável por isso. O farol serve para marinheiros, inclusive seu pai, retornarem para casa. A narrativa é sobre esta espera pela chegada do pai.

Em despropósito (SINOPSE)

Formato 13x22 / 110 páginas / Editora LiteraCidade

 

“O romance Em despropósito, do escritor paraense Abílio Pacheco (2013) [...] se organiza de modo fragmentário, a partir de flashes da memória do narrador, atravessada pela rememoração de acontecimentos emblemáticos da história no sudeste paraense: o Massacre de Eldorado dos Carajás, a Guerrilha do Araguaia, a continuidade da ação de matadores de aluguel na região, sob a apatia ou a conivência do Estado. A notícia do assassinato de 19 trabalhadores rurais se faz simultaneamente a informações que revelam ao narrador protagonista verdades sobre sua origem. História e ficção literária dialogam para compor o enredo de violência no Norte do país.” (Luiza Silva, Cesar Figueiredo e Jacielle Santos)

“No rastro e no rumo das palavras” a história brasileira recente na obra de Benedicto Monteiro

Formato 16x23 / 202 páginas - Editora NEPAN

 

Livro resultado da tese de doutorado defendida em 2020 na UNICAMP.

A obra estuda o núcleo central da produção literária de Benedicto Monteiro a partir das relações estabelecidas com a história do Brasil (a ditadura militar e o contexto da Amazônia, do Norte do Brasil), por meio, principalmente, da Teoria do Testemunho. Obra importante para pesquisa sobre a história recente da região e do Brasil, bem como para o aprofundamento de algumas questões teóricas do testemunho.

Comentários

Chat Online