As ações vão durar o mês inteiro com foco nos pedestres
Por João Rodrigues (Setran)
Servidores da Setran e parceiros participam de ação de abertura do Maio Amarelo
Com uma blitz na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), abriu oficialmente nesta sexta-feira (03), a campanha “Maio Amarelo”, que traz o tema “Paz no trânsito começa por você”.
Durante todo o mês, o Departamento de Educação para o Trânsito (DET), com apoio de parceiros, desenvolverá várias atividades voltadas para a população.
Na ação realizada pela manhã, foram distribuídos materiais informativos impressos, além de uma breve mensagem dos servidores em conversas, cara a cara com condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres para reforçar a importância de obedecer à legislação de trânsito e praticar uma direção defensiva.
“A prioridade do Maio Amarelo é conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Estamos levando essa conscientização para toda a sociedade, com foco em ações externas, escolas e empresas”, afirmou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda. Ela ressaltou que as ações em empresas e, principalmente, em escolas, visam conscientizar a sociedade a médio e longo prazo para mudar a realidade do trânsito.
Coordenadora do DET, Terezinha Miranda
Nas palestras, é enfatizado o papel de cada segmento em prol de um trânsito melhor. No caso dos condutores, o alerta é sobre a importância do uso do cinto de segurança, a proibição do uso do celular enquanto dirige, o transporte de crianças no banco traseiro, entre outras medidas. Para os motociclistas, são destacados o uso do capacete dentro do prazo de validade, calçado fechado, viseira baixa, entre outras medidas.
Movimento Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A campanha deste ano, elaborada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SNT), destaca a importância da responsabilidade compartilhada para um trânsito mais seguro, focando nos mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas.
A proposta é adaptar as ações conforme as realidades locais, destacando medidas simples que podem ajudar, como sair mais cedo de casa para o trabalho e aumentar os intervalos entre os deslocamentos, além de reforçar o cuidado dos condutores de bicicletas e motocicletas com os pedestres.