Vazamento teria ocorrido após energia 'cair e voltar' em seguida.
Por AF noticias - Divulgação/CBMTO
Cerca de 25 pessoas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Paraíso do Tocantins após vazamento de amônia em um frigorífico localizado às margens da BR-153 nesta quarta-feira (24).
O Corpo de Bombeiros registrou o caso como ocorrência de intoxicação exógena, onde a amônia usada na refrigeração pelo frigorífico começou a vazar após o rompimento da válvula de pressão.
Isso teria ocorrido devido a uma queda no fornecimento de energia elétrica, ocasionando o aumento na pressão da tubulação, gerando o rompimento do aparelho. Os próprios funcionários da empresa conseguiram fazer o fechamento do registro, finalizando o vazamento.
Os bombeiros militares foram acionados e chegaram imediatamente. No local, constataram que várias pessoas estavam do lado externo do frigorífico com sinais de tontura, falta de ar e tosse. Uma ambulância da empresa e até mesmo carros particulares foram usados no socorro às vítimas.
Entre as ações realizadas no local, o Corpo de Bombeiros atendeu uma funcionária que queixava-se de dores torácicas, vertigem e apresentava tosse. Ela foi levada ao hospital, onde outros trabalhadores já estavam sendo atendidos após serem levados pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
Após controlada a situação, os bombeiros realizaram as medidas de concentração de gás em vários pontos da empresa. Como em algumas áreas há a necessidade de presença constante dos funcionários, e foi constatada a presença elevada do gás, os militares orientaram que o frigorífico fizesse uso de um exaustor para renovação do ar no ambiente até a normalização.
Funcionários sendo atendidos / Foto: Divulgação/CBMTO