Fortes chuvas abrem enormes crateras e causam interdições em BRs no Maranhão
15/04/2024 17:57 em Política

A Defesa Civil do Maranhão explicou que é um fenômeno geológico ocasionado pela geomorfologia do terreno

O fenômeno das voçorocas em Buriticupu está se intensificando após fortes chuvas na cidade. Em um vídeo feito por um morador neste fim de semana é possível ver destroços de uma residência à beira de uma “cratera”, que está avançando. Além disso, algumas BRs do estado estão interditadas por conta das crateras.

 

O que é uma voçoroca? A Defesa Civil do Maranhão explicou que é um fenômeno geológico ocasionado pela geomorfologia do terreno, onde ocorre um processo erosivo do solo, gerando a formação destes “grandes buracos”. Segundo as autoridades as últimas chuvas agravam este quadro. “A chuva, ela faz com que a erosão se acelere”, disse a Defesa Civil . 

 

Cidades em situação de emergência: Ainda conforme o órgão, Buriticupu faz parte das 21 cidades que decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas. No Vídeo o morador destaca: "Alguém tem que tomar uma providência sobre isso aqui. Infelizmente nós moramos aqui. A cada dia que passa, está se acabando [o residencial], se destruindo. Algumas casas já foram embora".

 

Nas estradas: Na BR-222 a situação não é diferente. Entre Santa Inês, Santa Luzia e próximo a Bom Jesus das Selvas as formação de crateras estão causando danos enormes. O trecho no km 363, em Santa Inês, está totalmente fechado desde a madrugada de domingo (14) devido ao rompimento da pista. O desvio ao lado dos trilhos do trem está inundado e fechado, assim como a passarela adjacente.

 

Situação é antiga: Em Buriticupu, há aproximadamente 26 voçorocas em atividade há mais de 30 anos. Em 9 de maio de 2023, uma casa foi engolida pelo solo no bairro Vila Isaías devido a um deslizamento de terra. Uma semana antes, o policial militar aposentado José Ribamar Silveira sofreu múltiplas fraturas ao cair em uma das voçorocas enquanto manobrava sua caminhonete, mas, felizmente, ele sobreviveu.

 

Ao longo das últimas décadas, mais de 50 residências foram destruídas e cinco vidas foram perdidas devido a quedas nas voçorocas.

COMENTÁRIOS