Mulher é detida após aplicar ‘golpes com Pix falso’ em hamburgueria de Araguatins
Policial
Publicado em 29/01/2024

Uma jovem de 18 anos foi presa neste domingo, 28, por suspeita de aplicar golpes do “falso Pix” em hamburgueria de Araguatins–TO, no Bico do Papagaio. Segundo à Ascom do 9º BPM, a suspeita agendava os pagamentos e depois os cancelava; a mulher confessou que praticou o mesmo tipo de golpe em Augustinópolis–TO.

 

Conforme relato da Ascom do 9º BPM, os policiais foram acionados por volta de 21:45, pelo Copom para averiguação de um possível golpe do Pix agendado, prontamente se deslocaram até a vítima que relatou que há alguns dias a suspeita pedia lanche em seu estabelecimento (Burguer’shi’) e lhe enviava apenas o comprovante, depois de alguns dias a vítima percebeu que o dinheiro não estava caindo na conta e que se tratava do golpe do Pix agendado.

 

 

Neste domingo, 28, a suspeita tentou lhe aplicar outro golpe, foi quando a vítima informou a guarnição e repassou o endereço do pedido, os policiais do 9º BPM se deslocaram ao endereço e após a suspeita sair fizeram a abordagem e a mesma assumiu estar praticando o golpe do Pix agendado, assumiu inclusive ter praticado o mesmo golpe na cidade de Augustinópolis–TO, diante dos fatos foram conduzidos vitima e suspeita a central de flagrante para os procedimentos cabíveis, o aparelho celular da estelionatária também foi recolhido para ser realizado perícia.

 

Cinco dicas para evitar o golpe do Pix

Entregue a mercadoria somente após ter o dinheiro em conta. O agendamento não garante o pagamento. O Pix agendado pode aparecer no extrato bancário como lançamento futuro, mas isso não é pagamento.

 

Cadastre o consumidor com comprovantes de residência e outras informações de referência antes de aceitar Pix parcelado ou agendado.

 

Evite compartilhar CPF ou outro dado pessoal, como chave Pix, com estranhos. Prefira o número do celular ou e-mail.

 

Consulte o extrato bancário para confirmar o pagamento do Pix e peça para a pessoa aguardar a conferência.

 

Verifique se o comprovante da transação contém número de ID ou da transação, valor transferido, data e hora, descrição da compra, informações do destinatário, informações do pagador.

 

A atitude preventiva ganha reforço com o monitoramento sistemático do seu CPF. Muitos dos golpes são aplicados a partir do uso indevido dos dados de identificação da vítima. Para ficar no controle da sua vida financeira é importante acompanhar tudo o que acontece com os seus dados.

 

Fique atento a estas informações e sempre confira o comprovante que estiver recebendo.

 

Fonte: Ascom 9º BPM

Comentários

Chat Online