Ho-Che-Mim candidato a prefeito em Augustinopolis? Os rumores aumentam e essa possibilidade parece real
Política
Publicado em 14/12/2022

Por "Keops Mota"

 

Os rumores de que o prefeito da cidade vizinha de Praia Norte estaria planejando candidatar-se prefeito na cidade de Augustinópolis nas eleições de 2024 estão cada vez maiores. Já havia ouvido falar dessa história, mas para mim não passava de delírios de alguns. Mas a coisa ganhou força com a notícia — ainda não confirmada — de que cinco dos 11 vereadores augustinopolinos já estariam incluídos no projeto do praianortense nas próximas eleições

 

Os nomes dos parlamentares serão mantidos em segredo por enquanto, até a notícia se confirmar. Minhas fontes asseguram que esses cinco vereadores já teriam conversado com o prefeito Hochimim, e até mesmo fechado um acordo financeiro até 2024 para que o apoio ao projeto 'Hochimim em Augustinópolis' seja mantido. Valores também permanecerão em segredo.

 

A ação para ajuntamento dos vereadores augustinopolinos em prol do projeto do gestor praianortense em Augustinópolis teria partido de um parlamentar em especial. Ele teria sido o elo entre seus nobres pares e Hochimim Araújo.

 

Agora as possibilidades de Hochimim sagrar-se vitorioso, caso seja mesmo candidato por Augustinópolis, podem ser grandes? Hochimim ganhou a eleição e se reelegeu em Praia Norte com muita facilidade, a reeleição ainda mais fácil, mas, convenhamos, Praia Norte desde a morte do ex-prefeito Gilmar Pinheiro estava sofrendo da falta de um líder político e isso facilitou a vida do atual gestor.

 

Falta de liderança política essa que não contemplamos em Augustinópolis. Temos no poder o grupo Cayres do atual prefeito Antônio do Bar, que tem direito a reeleição e é considerado por muitos o maior líder político da cidade e um dos maiores da região. Antônio do Bar se elegeu em 2020 para o seu quinto mandato e detém uma força política invejável. Durante as eleições passada ele afirmou categoricamente que seria seu último mandato e aí viria aposentadoria, o que pode abrir brecha para uma futura aliança com Hochimim e essa é a única chance do praianortense ser candidato em Augustinópolis e ganhar. 

 

Mas entre pessoas ligadas ao prefeito Antônio do Bar vive a esperança de que o seu líder seja candidato a reeleição. Conforme eles Antônio do Bar demonstra interesse na reeleição. "Seu Antônio do Bar está fazendo um bom trabalho, isso tá animando ele para a próxima eleição" disse uma pessoa próxima aos Cayres. 

 

Diante disso fica uma pergunta no ar: Antônio do Bar vai mesmo se aposentar e já teria liberado sua base para apoiar Hochimim em 2024? Seria Hochimim o candidato do Paço Municipal? Ou os vereadores acertaram acordo à revelia do prefeito? Não sabemos. Mas de qualquer forma a política é muito dinâmica, hoje está assim amanhã estará assado e o suposto acordo entre Hochimim e vereadores de Augustinópolis pode ser desfeito.

 

Esperemos os próximos passos.

Comentários