Meio Ambiente comemora o Dia da Árvore com o plantio de mudas nativas do Cerrado
21/09/2022 14:24 em Política

A ação educativa tem como objetivo o incentivo ao reflorestamento e a construção de consciência ambiental com estudantes

 

 

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, data em que o Brasil celebra o Dia da Árvore, a secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o apoio do Exército Brasileiro, realizou ação educativa de incentivo ao reflorestamento e construção de consciência ambiental com estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz.

 

 

Na ocasião, representando a Semarh, a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, conversou com os pré-adolescentes sobre a importância das árvores para a vida no planeta e, em seguida, os estudantes realizaram o plantio de mudas nativas do Cerrado nas dependências da escola.

 

 

Os estudantes tiveram a experiência de plantar mudas, além de poder levá-las para casa. Ao todo, a Semarh forneceu 120 mudas de árvores nativas do Cerrado como açaí, buriti, bacaba, amora e jatobá.

 

 

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, explicou que a secretaria sempre desenvolve ações de incentivo ao plantio de árvores no Estado, com doação e distribuição de mudas, e falou dos inúmeros benefícios que as árvores promovem ao meio ambiente.

 

 

“Os benefícios que decorrem de um espaço arborizado, com árvores plantadas, ajuda na preservação da umidade do ar, prevenção de erosões, produção de oxigênio e alimentos saudáveis, oferta sombra e abrigo a pequenos animais. Só temos a ganhar com o plantio de árvores, preservando nossa vida e o meio ambiente”, explicou a diretora Erliette Gadotti. 

 

 

Para a diretora da escola, Leizyane Marcelino, a ação é importante para a unidade escolar, visto que o local é grande, e com o plantio de árvores o espaço é melhor aproveitado. “As árvores não só dão sombras, mas melhoram o nosso ambiente, e ajuda a trabalhar com os alunos a conscientização ambiental e a importância de plantar. A questão da consciência ambiental vem sendo trabalhada em sala de aula e essa ação de plantio de mudas, de maneira prática, vem culminar o que já trabalhamos na teoria”, disse a diretora.

 

 

A estudante Franciene dos Santos Sá, 16 anos, cursa a 1ª série do Ensino Médio, falou que é a primeira vez que planta uma árvore e que ficou emocionada com a ação. "Escolhi uma muda de jatobá porque já conheço, pois é nativo do Cerrado e sei que fica grande e tem uma sombra boa. Com isso teremos mais oxigênio, mais umidade e um ambiente mais fresco aqui na escola. Vou cuidar bem da minha plantinha, tenho mais dois anos para acompanhar o crescimento dela", disse.

 

 

Programação 

 

Na sexta- feira, 23, a Semarh fará outra ação, desta vez serão 600 mudas que serão plantadas nas dependências da Escola Castro Alves, localizada na 305 norte, onde será realizada a atividade de educação ambiental com os estudantes.

 

 

Dia da Árvore 

 

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

 

 

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra.

COMENTÁRIOS