Saúde capacita equipes para diagnóstico e tratamento de vítimas de animais peçonhentos
Política
Publicado em 01/09/2022

O curso tem participação de cerca de 150 profissionais de 33 municípios que contam com pontos de assistências para este tipo de acidente

 

Laiany Alves/Estado do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está realizando em Palmas, uma capacitação para médicos, enfermeiros e coordenadores de endemias sobre “Diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos”. O curso organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), gerência de Zoonoses, pretende ampliar o conhecimentos destes profissionais para a assistência às pessoas acidentadas, com redução de complicações e óbitos.

A capacitação segue até esta quinta-feira, 01 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) com a participação de representantes de 33 municípios que possuem unidades de saúde com terapia antivenenos, para assistência a acidentes com animais peçonhentos no Estado.

A assessora técnica do Núcleo de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES-TO, Iza Alencar Sampaio de Oliveira, disse que “foram convidados profissionais de saúde e da equipe técnica dos municípios que possuem pontos de atendimento. Necessitamos de uma atuação integrada de assistência e prevenção, proporcionando uma padronização no diagnóstico, no tratamento e acompanhamento desse paciente, o que pode reduzir ao máximo as sequelas e óbitos, o que irá fortalecer toda uma rede, diminuindo os índices de acidentes”.

O curso está apresentando a situação epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos no Brasil e no Tocantins, o uso de imunobiológicos antivenenos, com fluxo de distribuição, sistemas, vigilância e prevenção. Os participantes também conhecerão a biologia das serpentes, dos aracnídeos (escorpiões e aranhas), insetos e outros animais aquáticos peçonhentos, com estudo de caso para diagnóstico e tratamento.

Uma das participantes da capacitação é a médica diretora clínica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína, Dr. Alexsandra Rossi. A unidade é referência em assistência a acidentes com animais peçonhentos para a região norte do Tocantins. “Nossa unidade hospitalar é referência para este tipo de acidentes, tanto para demandas espontâneas como referenciadas, com primeiro atendimento, aplicação de imunobiológicos antivenenos e sequência do acompanhamento pós-acidente. No Estado este tipo de acidente é comum, com muitas ocorrências, a capacitação nos dá oportunidades de aprimorar os atendimentos, com uma assistência mais rápida e direcionada para cada tipo de acidente, o que irá interferir na qualidade de vida dos pacientes, reduzindo sequelas e óbitos”.

Dados

Nos últimos cinco anos o Tocantins registrou 23.913 acidentes com animais peçonhentos, com relevância para acidentes com escorpiões com 8.836 registros, serpentes 4.404, abelha 2.689, arraias 2.462, aranha 1.316, lagarta 792 e outros.

Comentários