Vem aí a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins
Política
Publicado em 30/08/2022

Nesta terça-feira, 30, conselheiros revisaram o regimento de organização das etapas municipais e estadual do evento

 

Laiany Alves – Estado do Tocantins

O Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) iniciou a organização para a realização da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins, prevista para acontecer em maio de 2023. Nesta terça-feira, 30, conselheiros de saúde - membros da Comissão Organizadora do evento estiveram em reunião para revisão do Regimento da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins que será apresentado ao pleno do CES-TO, na 284ª Reunião Ordinária,  prevista para 15 de setembro de 2022.

 

O presidente do CES-TO, Mário Benício, enfatizou na reunião que o Tocantins mais uma vez sai na frente, como aconteceu na Conferência Estadual de Saúde Mental. “Os demais estados brasileiros ainda nem iniciaram a discussão das conferências municipais de saúde. O Tocantins já tem um regimento pronto para aprovação e um calendário das etapas municipais já aprovado. Iremos a todos os municípios fazer as etapas municipais da conferência e levantar todos os anseios da nossa população. Um trabalho para fomentar melhorias no Sistema público de Saúde”, disse.  

 

Conferência

A 10ª Conferência será celebratória, em alusão aos 35 anos da promulgação da Constituição da República e do Sistema Único de Saúde (SUS), a serem comemorados em 2023, com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

 

 

Os eixos temáticos da 10ª CES são I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

 

 

O evento tocantinense contará com duas etapas - municipal e estadual. As Etapas Municipais serão realizadas, entre os meses de outubro a dezembro de 2022 com os objetivos de analisar a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional e debater o tema e os eixos temáticos da conferência. Nas Conferências Municipais de Saúde serão eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas podendo variar de quatro a 36 de acordo com a população de cada município.

 

 

A Etapa Estadual será realizada no mês de maio de 2023 e consolida as Etapas Municipais, com o objetivo de analisar as propostas e prioridades de âmbito estadual e nacional, partindo das proposições provenientes das Conferências Municipais, que definirão as prioridades do Tocantins para a etapa nacional em julho de 2023.

Comentários