11 de agosto: Estudantes falam do valor da escola para a vida e comemoram seu dia
11/08/2022 14:06 em Política

Três alunos da rede pública contam como se sentem sendo estudantes e como a escola está ajudando em suas escolhas

 

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

O estudante Kayki Gomes Silva, 17 anos, aluno da 3ª série do ensino médio, do Colégio Estadual São José, em Palmas, aprendeu a valorizar a rotina da escola. No Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, Kayki falou de como a escola lhe acolhe e lhe motiva para que ele construa um futuro promissor com as lições que ele aprendeu elaborando o seu Projeto de Vida.

O Colégio São José é uma das instituições de ensino que integra o Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - Escola Jovem em Ação. Tendo como foco o aluno protagonista que é responsável por fazer escolhas com responsabilidades como se aprende na disciplina Projeto de Vida.

Kayki (foto acima) é um jovem protagonista, que aprendeu a aproveitar as oportunidades que a escola oferece para o crescimento integral, que abrange os aspectos de aprendizagens diversas, como a ampliação de habilidades de comunicação e de participar das ações realizadas pela escola.

“A escola tem sido crucial como motivação para os meus estudos, é um ambiente acolhedor, empático e incentivador. Aqui, os professores sempre procuram nos ajudar e apoiar com o nosso projeto de vida, seja com materiais como livros, apostilas e também sempre estão prontos a nos auxiliar nos nossos estudos”, contou Kayki.

O estudante destaca como indispensável para a aprendizagem a escola que ofereça uma estrutura confortável. “Também ressalto como importante uma alimentação saudável, com os nutrientes que precisamos para mantermos a saúde. E estamos com  o novo ensino médio que nos ajuda a enxergar as nossas habilidades para termos uma visão melhor sobre as escolhas profissionais para o futuro”, frisou o estudante Kayki.

Manuella Soares Lopes, 15 anos, aluna do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Berlarmino Filho, de Pedro Afonso, também fala do valor da escola e da alegria de ser estudante. “A escola para mim é como uma passagem para um futuro brilhante. Desde o conteúdo de cada matéria até os laços que construímos no decorrer dos anos que se passam. A escola é um lugar seguro para nós e para toda a comunidade. É onde os pais depositam confiança para deixar seus filhos durante o dia. Minha mãe, por exemplo, sempre me incentivou em meus estudos, pois é por meio disso que eu poderei me tornar uma pessoa adulta bem-sucedida. A escola representa para mim um lugar mais que importante, uma segunda casa e uma prioridade em minha vida”, ressaltou Manuella.

Maria Eduarda Sousa, 16 anos, cursa a 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Beira Rio, em Luzimangues, e também falou da alegria de ser estudante. “A escola é um local de aprendizagem e de conhecer novas pessoas e novas formas de saberes. Aqui temos muitas atividades em sala de aula e na quadra de esportes, e essa interação faz com que gostamos ainda mais de estudar”, comentou.

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto, no Brasil, devido nessa mesma data, Dom Pedro I, ter autorizado a criação dos primeiros cursos superiores no País, em São Paulo e em Pernambuco. Esse fato aconteceu no ano de 1827.

COMENTÁRIOS