Seduc aplica as provas do Sistema de Avaliação Estadual da Educação
09/08/2022 13:31 em Política

Estão fazendo as provas todos os estudantes da educação básica, e a avaliação representa uma forma de conhecer como está o nível de aprendizagem dos alunos da educação básica

 

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Com o objetivo de conhecer o nível de aprendizagem dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Tocantins, a Secretaria da Educação está aplicando as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto).

 

A aplicação das provas teve início na segunda-feira, 8, e prossegue nesta terça-feira, 9, em horários definidos pela própria escola. No primeiro dia, a prova foi de Matemática e de Língua Portuguesa. Nesta terça estão sendo aplicadas as avaliações de Ciências, Biologia, Química e Física, com o foco nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática.

 

O Saeto foi criado para avaliar a qualidade de ensino e da aprendizagem na educação básica da Rede Estadual de Ensino, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo da educação, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do Estado. A partir do resultado da avaliação as escolas poderão desenvolver ações para superar as dificuldades de aprendizagens.

 

Marcia Cristina Mota Brasileiro, gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria da Educação destacou a importância dos estudantes fazerem as provas para a unidade escolar conhecer o nível de aprendizagem.  “A aplicação do Saeto II é uma ação do programa de Recomposição das Aprendizagens – Recomeçar. Os resultados possibilitam a gestão do estado e das equipes escolares a ter um panorama da situação de aprendizagem dos estudantes, evidenciando avanços e defasagens, e possibilitando a criação de ações de (re) planejamento curricular e pedagógico adequadas a cada realidade, apoiando dessa forma os Projetos de Vida”, afirmou Marcia Brasileiro.

A coordenadora pedagógica Maracy Dourado, do Colégio Estadual São José, em Palmas, observou que nesta prova do Saeto, os estudantes estão mais centrados para responder as questões. “Percebemos que o projeto de Recomposição das Aprendizagens ajudou muito a escola a ter um norte para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, depois de um tempo de aulas remotas por causa da pandemia da covid-19. Os alunos responderam as provas e foram comentar com os professores que gostaram da avaliação porque conseguiram desenvolver as questões com conhecimento”, contou Maracy.

A estudante Bruna França Resende, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio São José disse que gostou das provas. “São conteúdos que já estudamos em sala de aula e vejo essa avaliação como uma forma de saber sobre o nosso nível de conhecimento, depois que ficamos parados por causa da pandemia da covid-19. Com essa avaliação ficarei sabendo quais as áreas que devo focar mais nos estudos”, esclareceu Bruna.

O estudante Hudson Pablo Patrick Silva Barbosa, 17 anos, também da  série do ensino médio, fez a prova. “O Saeto é uma forma de colocarmos em prática tudo o que estudamos neste ano e observar o que realmente aprendemos”, comentou Hudson.

O aluno Paulo Geovani dos Santos, 17 anos, da  série do ensino médio, se dedicou a responder as provas. “Sei que o conhecimento vai nos oferecer oportunidades que poderão fazer a diferença na nossa vida”, frisou.

COMENTÁRIOS