Alunos do SESI Imperatriz encontram asteroide e são certificados pela NASA
Política
Publicado em 02/08/2022

 

 A equipe formada por nove alunos do SESI Imperatriz recebeu certificado do projeto que busca reconhecer futuros cientistas  

 

IMPERATRIZ – Alunos do SESI Imperatriz inscritos no programa Caça Asteroide 2022, conseguiram localizar um novo asteroide, (pequenos corpos rochosos que têm órbita definida ao redor do sol), ao analisar 18 pacotes de dados de imagens fornecidas pela NASA.

 

A equipe formada por nove alunos participou de treinamento inicial na escola e as buscas foram feitas em casa.  

 

 A iniciativa desenvolvida pela NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Governo Federal (MCTI), busca popularizar a ciência e astronomia entre pessoas de todas as idades e nacionalidades, além de através dos esforços colaborativos de pessoas em todo o mundo, identificar centenas de novos asteroides anualmente que podem, eventualmente, oferecer alguma ameaça à Terra. 

 

Os alunos inscritos tiveram acesso a um treinamento online para aprender a identificar os corpos celestes, programarem e analisarem os números encontrados antes de botar literalmente “a mão na massa”. Os participantes do programa aprendem a acessar e usar uma plataforma do IASC, da NASA, que recebe imagens do Telescópio NASA Infrared Telescope Facility, localizado no Havaí.  

 

Além do certificado de reconhecimento da agência internacional, os alunos poderão, depois da validação pelos organizadores, nomear o asteroide que receberá o nome da instituição de ensino, conforme escolha da aluna.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

Comentários