Rayssa Leal e Gui Khury entram com chances de ouro no X-Games da Califórnia
Política
Publicado em 20/07/2022

Por Paulo Anshowinhas (UOL)

O principal festival de esportes radicais do planeta, o X-Games, está de volta à Califórnia a partir desta quarta-feira (20/07) em sua 34ª edição de verão, com foco em skate, BMX e moto X, e com a possibilidade da conquista de uma nova medalha de ouro no skate para Rayssa Leal e também para Gui Khury.

 

Ao todo serão cinco dias de evento, com três modalidades em disputa, e 16 categorias em três localidades no sul da Califórnia - que não terão público presencial nas arenas de competição (apenas TV e streaming).

 

Das três modalidades, o Brasil entra apenas no skate, que terá 9 países participantes - Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Canadá, Finlândia, Inglaterra e Holanda.

 

Serão disputadas provas de street (masculino e feminino), best trick, real street best trick, vertical, best trick de vertical e park.

 

Dos 56 skatistas convocados, o Brasil é a terceira maior potência com 9 convidados, e fica atrás apenas dos EUA com 25 integrantes e Japão com 11 na lista.

 

Fazem parte da delegação brasileira nos Jogos, nomes de peso como Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Kelvin Hoefler, Carlos Ribeiro, Rony Gomes, Ítalo Penarrubia, Luiz Francisco, Felipe Nunes, Gui Khury e Letícia Bufoni.

 

Rayssa Leal é o grande destaque da competição depois de uma vitória surpreendente domingo na Street League na última manobra, e também venceu o X-Games, realizado em abril em Chiba, no Japão.

 

Embalada pela excelente performance, Rayssa terá pela frente a garra de suas grandes rivais! as japonesas Yumeka Oda (que ficou em segundo na SLS), a campeã olímpica Momiji Nishiya, a medalhista de bronze Funa Nakayama e a Nakayama que é a campeã do SLS Aori Nishimura, isso sem falar na jovem australiana Chloe Covell, e a americana Poe Pinson.

 

Leticia Bufoni que estava ausente das competições por outros compromissos contratuais estará de volta as pistas, junto de Pamela Rosa, enquanto Kelvin Hoefler irá representar o Brasil tanto no street, quanto em uma nova prova - a Real street best trick, competição ao vivo de vídeo de street skate em "jam session", com duração de 30 minutos.

 

Outro destaque é o jovem Gui Khury, de 13 anos, que entrou para a história dos Jogos (e do Guinness Book) depois de realizar pela primeira vez um giro de 1080 graus. No X-Games de Chiba ele ficou com a prata no best trick e o bronze no vertical.

 

As transmissões do skate ocorrem pelos canais ESPN e Starplus e também pelo Youtube, com narração de Flávio Ascânio e Luciano KDra.

 

Comentários