Cirurgias de alta complexidade são realizadas no Hospital Regional de Augustinópolis
Política
Publicado em 16/07/2022

Mais quatro pacientes foram atendidos por cirurgias eletivas de artroscopias por vídeo

Dayana Nascimento/Estado do Tocantins

Com a saúde pública fortalecida na região do Bico do Papagaio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) implementou em junho de 2022, as cirurgias eletivas de artroscopias por vídeo no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). Na sexta-feira, 15, mais quatro pacientes foram atendidos com os referidos procedimentos.

A força-tarefa faz parte das ações da pasta para descentralizar o serviço e diminuir o tempo de espera dos pacientes, as quais tem refletido diretamente no número de procedimentos realizados. Só em 2022, já foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, aproximadamente 4.480  cirurgias eletivas.  Os pacientes atendidos são devidamente cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera (SIGLE).

A paciente Edilene Martins, 41 anos, residente do município de Tocantinópolis Tocantins, aguardava pelo procedimento há três anos e falou da felicidade em poder praticar seu esporte predileto. “Estou muito ansiosa, mas confiante que ocorrerá tudo bem, mas principalmente estou muito feliz em fazer essa cirurgia, pois eu amo jogar futebol e depois do problema no joelho não podia mais jogar porque sentia muitas dores. Agora aguardo a recuperação e a volta às atividades esportivas”.

“Ver os procedimentos serem realizados na região dos pacientes é uma satisfação e uma meta que toda equipe da Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado diariamente. Acreditamos que a ampliação da oferta dos serviços é a única forma de atendermos os nossos usuários com qualidade e agilidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

“Poder minimizar o sofrimento, a angústia e a espera por esses procedimentos cirúrgicos desses pacientes é o objetivo maior dessa ação. Agora com o envio dos equipamentos e materiais, as ações como essas não serão pontuais, mas fará parte da rotina da unidade, pois temos especialistas capacitados para realizar o procedimento”, destacou o médico ortopedista, Gustavo Aguiar Silva.

A diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, destacou a importância do serviço para região. “O HRAUG é referência para uma região de saúde de mais de 200 mil usuários. Esse procedimento trata de um procedimento de alta complexidade, minimamente invasivo, sendo ofertado pelo SUS é realmente sinônimo de muito progresso e compromisso com os nossos pacientes”.

Comentários