Etapa teórica de pós-graduação é encerrada com disciplina Direito Anticorrupção
03/06/2022 07:51 em Política

O curso de pós-graduação em Ciências Criminais e Direito Anticorrupção, oferecido pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), está encerrando sua etapa teórica nestas quinta e sexta-feira (2 e 3 de junho). O 18º módulo da especialização, com a disciplina Direito Anticorrupção, está sendo ministrado pelo procurador da República Roberson Pozzobon (MPF do Paraná), integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato desde 2014.

No início da aula, a diretora da ESMP, Karla Adriana Farias Vieira, agradeceu a presença do convidado, ressaltou o empenho dos 50 participantes do curso (entre membros e servidores do MPMA) e destacou a importância da discussão do tema.

No conteúdo da disciplina, Roberson Pozzobon discute desde as definições de corrupção, passando pela legislação nacional e internacional anticorrupção, até o estudo de casos recentes que envolvem a temática. Foram analisados casos emblemáticos surgidos depois da Constituição de 1988, como os dos Anões do Orçamento, Operação Castelo de Areia, Lava Jato, entre outros.

HOMENAGEM

Também nesta quinta-feira, a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP) conferiu ao procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa uma moção de agradecimento. Assinada pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e pela diretora da ESMP, Karla Adriana Vieira, a moção é “um símbolo de gratidão e reconhecimento à relevante colaboração (do homenageado) como integrante do Conselho Pedagógico da ESMP/MA, no período de agosto de 2013 a março de 2022.

A cerimônia contou com as participações do procurador de justiça José Antonio Oliveira Bents, também integrante do Conselho Pedagógico, promotores de justiça e servidores da escola.

Ao entregar a comenda, a diretora da ESMP fez um breve balanço das ações de capacitação realizadas em sua gestão e ressaltou a colaboração do procurador de justiça ao trabalho da escola.

Agradecido pela moção, Francisco das Chagas Barros falou da satisfação com a homenagem e da importância da Escola Superior. “A trajetória do nosso órgão de capacitação é toda voltada para o desenvolvimento de todos que compõem os quadros do Ministério Público. Por isso, essa homenagem vai fazer parte do meu arquivo especial e vou guardá-la no meu coração”, declarou.

Fonte: CCOM-MPMA

COMENTÁRIOS