Campanha de vacinação contra Febre aftosa é realizada em Imperatriz
09/05/2022 12:53 em Política

Na ultima quinta-feira (05) foi lançada a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Imperatriz. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz e contou com a parceria do Governo do Estado, por meio do atual Governador Carlos Brandão, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SAGRIMA –. A primeira etapa de vacinação teve início no dia 1° de maio e se estende até o dia 31. A expectativa é imunizar mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos.

Tendo em vista o potencial da doença e o alto grau de contágio do vírus no animal, a campanha tem por objetivo conscientizar os produtores rurais a importância da vacinação como mecanismo para saúde do animal em uma zona livre de febre aftosa, podendo exportar o gado a nível estadual e nacional.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Afonso Danda, pontua que no Maranhão, a vacinação tem avançado exponencialmente, se tornando pioneiro nesse segmento. Devido ao processo de amadurecimento e de muito trabalho, já possuem diversas propriedades e gados aptos à vacinação e o estado do Maranhão continua sendo uma zona livre de aftosa.

Durante o evento, foram levantadas algumas medidas que estão sendo adotadas sobre os rebanhos sem vacinação.

“A gente vem debatendo isso em vários seminários, a importância da vacinação para valorização do rebanho, isso vai gerar um valor mais alto de mercado. Vamos poder exportar nosso gado para outro estado sem nenhuma restrição. Mesmo com a diminuição das áreas de pastagens nós conseguimos aumentar nosso rebanho em 8%, isso demonstra que o maranhense tem tecnologia criando mais gado em menos espaço. Por isso, precisa passar por essa etapa de sanidade” ressalta Afonso.

O atual governador do estado, Carlos Brandão, esteve presente na solenidade e também reforçou a necessidade de se alcançar um patamar de 100% de vacinação contra febre aftosa no estado do Maranhão. “Hoje chegamos ao ponto de zona livre ainda com vacinação e isso permitiu que pudéssemos receber e exportar animais, mas ainda temos um desafio que é ser livre sem vacinação. Isso só favorece ao produtor rural. Abre o mercado nacional e internacional. Portanto, é um dia muito importante, pois é um fortalecimento muito importante para nosso pecuarista gerando riqueza, emprego, alimento”.

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa em Imperatriz tem previsão para acontecer no mês de novembro deste ano.

 

Assessoria de Imprensa do Sinrural

COMENTÁRIOS