Abrigo da Prefeitura oportuniza emprego para pessoas em situação de rua
07/05/2022 21:30 em Política

Empresa Terraço oportunizou trabalho com assinatura da carteira de trabalho

Publicado por Islene Lima

O Abrigo Superação é a instituição de Proteção Especial Social de Alta Complexidade, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que acompanhou nesta sexta-feira (06), o encaminhamento de dois homens que estavam em situação de rua, para primeira assinatura na carteira de trabalho na empresa Construtora Terraço do Maranhão.

Órgão público tem como política pública de assistência de objetivos prioritários viabilizar direitos para pessoas que vivem em situação de rua e com vínculos familiares rompidos. Criado em 2020, com intuito de emancipar, oportunizar e contribuir para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, devido às desigualdades sociais que aumentaram por conta da pandemia. Segundo a coordenadora do projeto, Charlanny Caitano de Oliveira Leite, o local recebe adultos e famílias entre 18 e 59 anos, e famílias em situação de vulnerabilidades.

“Abrigo é mantido pela Prefeitura. Lá recebem café da manhã, almoço e janta. Todos chegam sem perspectiva nenhuma de vida, sem documentação, ou seja, a Sedes trabalha as etapas viabilizando consultas, em caso de vícios sendo levados aos órgãos competentes, até a busca por empresas parceiras, como a Terraço, fundamentais para um novo recomeço”, explica.

O gerente de obras da construtora, Thairony Linhares Miranda, enfatiza que a parceria de inclusão desses trabalhadores, fazem parte do projeto Novo Emprego, criado pelo Terraço, que viabiliza de acordo com as aptidões dos candidatos, uma oportunidade na empresa.

“Estamos com a empresa em Imperatriz desde 2014, de lá para cá, sempre buscamos parcerias entre Prefeitura, abrigos que possuem obras para proporcionar contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de compartilhar conhecimento para gerar mão de obra especializada e reintegrar as pessoas na sociedade, fomentando cada vez mais, a geração de emprego para a comunidade que prestamos serviço, tendo como foco a mudança de pessoas para uma vida mais digna e melhor”, afirma o gerente de obras.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Brito, pontua que a maioria dos atendidos são pessoas de outros estados ou imigrantes. Ela destaca que o abrigo é provisório com 30 dais, podendo se estender até 60 dias, em alguns casos.

 

“Dignidade, respeito, apoio, e oportunidade, é compromisso da gestão. Buscamos potencializar as qualidades dessas pessoas em situação de rua. Atualmente temos 25 pessoas na fila de espera, e desde fevereiro quatro pessoas conseguiram emprego através do esforço deles em primeiro lugar, e das empresas privadas que contribuem diretamente para essa mudança de paradigma.

Os dois homens contratados, um com 38 anos, e o outro com 48, assinaram hoje com a firma. Ambos são de outros estados, um de Araguaína e outro de Anápolis. Eles enfatizaram que a pandemia contribuiu diretamente para a situação de vulnerabilidade sem ter nem o que comer.

 

Com a carteira assinada, hoje mesmo eles já iniciaram os trabalhos. A empresa vai disponibilizar alojamento, café da manhã, almoço, salário fixo, gratificação e premiação conforme o desempenho de cada um.

COMENTÁRIOS