Educação inicia atividades presenciais de cinco cursos do Programa Pronatec/ Novos Caminhos
17/02/2022 19:05 em Política

Os cursos são ofertados nos municípios de Araguatins, Colinas, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Miracema, Palmas e Tocantinópolis

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta semana às atividades presenciais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos).  A iniciativa do Governo Federal oferta cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que visam promover a inserção e reinserção no mercado de trabalho. 

No primeiro semestre de 2022, o programa desenvolvido no Tocantins por meio da Seduc, beneficia 280 cursistas nos municípios de: Araguatins, Colinas, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Miracema, Palmas e Tocantinópolis.  Estão sendo disponibilizados cinco cursos técnicos: de vendas, serviços públicos, informática, administração e transações imobiliárias, com carga horária de 800 a 1.200 horas/aula.

Luana Pereira Costa, de Palmas, iniciou o curso técnico em transações imobiliárias. “Estou gostando bastante. Espero aprender muito para ampliar meus conhecimentos e me tornar uma boa profissional. É uma iniciativa de muita importância, pois oferece essa oportunidade para uma população que não teria condições de pagar por um curso desses”, avaliou.

A coordenadora estadual do Pronatec, Lucília Ferreira de Sousa destacou que o programa busca oportunizar a transformação de vidas por meio da qualificação profissional e tecnológica.  “O programa vai além dos cursos. Resgata valores, cria oportunidades de trabalho para que essas pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho ou de reescreverem as suas próprias histórias. Realizar esse momento de acolhimento presencial para os nossos alunos foi gratificante para a equipe da Seduc”, relatou.

COMENTÁRIOS