Cantora Vanusa morre aos 73 anos em casa de repouso em Santos
08/11/2020 10:10 em Variedades

 

A cantora Vanusa morreu aos 73 anos na madrugada deste domingo, dia 8, na casa de repouso onde vivia há mais de dois anos em Santos, no Litoral de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da cantora, um enfermeiro da unidade de saúde percebeu, por volta das 5h30 da manhã, que ela estava sem batimentos cardíacos.

Uma equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi acionada e constatou insuficiência respiratória como a causa da morte.

 

De agosto a setembro, Vanusa ficou internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, para tratar uma pneumonia. Ela chegou a ficar na UTI e respirar com ajuda de aparelhos. Nos últimos anos, a artista sofreu com depressão e outros problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada. O filho da cantora, Rafael Vannucci, está viajando para São Paulo para tratar dos trâmites do enterro. Até o momento, o produtor ainda não se pronunciou publicamente sobre a morte da mãe.

 

Ainda de acordo com representantes da cantora, Vanusa recebeu a visita da filha mais velha, Amanda, no último sábado. ''Ela cantou, brincou, riu, se alimentou bem'', informou a nota divulgada na manhã deste domingo.

 

Neste domingo, a irmã de Amanda, Aretha Marcos, filha de Vanusa e do cantor Antônio Marcos, se pronunciou sobre a morte da mãe no Instagram. ''O amor é impossível. Hoje, no aniversário do meu pai, Antônio Marcos, ele veio buscar minha mãe para viverem juntos na eternidade. A vida é arte!", escreveu a ex-apresentadora infantil.

 

Em outro post na rede social, Aretha agradeceu ao carinho recebido dos fãs de Vanusa. ''A verdadeira luz se mostra em como vivemos as batalhas, em como solucionamos conflitos. O que oferecemos aos que estão em dor, em fracassos , tragédias e perdas. Sou grata por todos que me ajudam a ser cada dia a expressão da luz que me guia. Obrigada aos que, mesmo distantes, se ocuparam hoje de oferecer conforto e afeto'', escreveu ela.

 

Vanusa não aparecia em público desde 2017, quando foi internada em uma clínica psiquiátrica para tratar uma depressão que a levou ao vício em calmantes. Há cerca de um ano, a cantora foi diagnosticada com Alzheimer. Em entrevista ao EXTRA em agosto, Aretha Marcos, contou que a mãe havia perdido a capacidade de raciocínio e não a reconhecia mais.

 

— Minha mãe não tem mais cognitivo (que significa a perda da memória e dificuldade de raciocinar). Ela assistiu à minha reportagem na TV e não entendeu nada. Não tem mais como conversar com ela — disse Aretha, à época.

 

COMENTÁRIOS