IBGE realiza reunião com órgãos públicos e privados para tratar sobre o Censo 2020
05/10/2019 07:16 em Política

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, servidores da Prefeitura de Imperatriz participaram de reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Encontro tratou sobre o planejamento e acompanhamento do Censo 2020.

Na pauta da reunião, foi apresenta a maneira como o Censo produzirá informações atualizadas e precisas sobre as condições de vida da população brasileira, dados que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas púbicas, além da prestação de serviços para o direcionamento de investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Durante a reunião, os representantes de cada órgão presente foram informados sobre a metodologia da pesquisa, a importância da colaboração da comunidade, e sobre o processo seletivo que irá recrutar pessoas para fazer parte da coleta de dados.

Para o coordenador estadual das reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo demográfico, Wellington Georges, fazer o Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. “A cooperação da população é fundamental para o sucesso da operação. Todas as residências devem ser visitadas”, explica.

Wellington ainda ressalta que os dados do Censo determinam as políticas públicas de uma década, por isso é tão importante a contribuição de todos. “Fazer um Censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa, significando percorrer cerca de 8 milhões de km², ou seja, é um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal”.  

Dentro do apoio logístico, a Prefeitura vai disponibilizar 4 postos na cidade para a coleta de dados, tirar dúvidas, entre outros. Uma novidade que também faz parte do Censo 2020 é o Mapa Político do Brasil que será disponibilizado nas escolas. Com tema, IBGE educa o Brasil na sala de aula, a cartilha será dividida em três áreas. Assim, crianças, jovens e professores, terão conteúdos atualizados, lúdicos e informativos sobre as diferentes realidades no território brasileiro.

Oportunidade

As inscrições para o processo seletivo das equipes poderão ser feitas até o dia 15 de outubro e serão somente aceitas pela internet, através do link https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019.  A taxa de inscrição é de R$ 42,50 para agentes e R$ para coordenadores. As provas estão previstas para acontecer no dia 8 de dezembro. 

COMENTÁRIOS