Seminário de Iniciação Científica será realizado nos dias 9 e 10 de outubro em Imperatriz
03/10/2019 06:03 em Política

A trigésima primeira edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da Universidade Federal do Maranhão será realizada em Imperatriz na Unidade Bom Jesus nos dias 9 e 10 de outubro abrangendo os câmpus Imperatriz, Grajaú e Balsas. O evento irá abordar a temática "A Formação de Jovens Pesquisadores no Maranhão: Desafios e Perspectivas”. Além de Imperatriz, São Luís, Pinheiro, Bacabal e Chapadinha também receberão a programação. 

O SEMIC é uma atividade anual da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), que tem a finalidade de divulgar as pesquisas em andamento e possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores (docentes e discentes) das diversas áreas de conhecimento da Universidade Federal do Maranhão.

O evento constitui-se de um momento de interação entre discentes e docentes da UFMA, por meio de apresentações de trabalhos, minicursos e palestras. O SEMIC tem como objetivo contribuir com a formação de jovens pesquisadores, estimulando o desenvolvimento e a inserção dos acadêmicos nas atividades de pesquisa e iniciação científica no Maranhão.

A apresentação dos trabalhos se dará em forma de Pôsteres e Comunicação Oral, e os temas abordam desde Humanas, Tecnológicas, Exatas; Ciências Sociais; Agrárias e Biológicas; a Saúde.

Os trabalhos de maior destaque apresentados no câmpus serão premiados, e o recebimento do prêmio e encerramento oficial será no Auditório da Unidade Bom Jesus.

A Iniciação Científica

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de experiência voltada a alunos de graduação interessados em conhecer as atividades de investigação desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superiores (IES). Desde a criação das primeiras universidades brasileiras se tem notícias de que jovens estudantes participam ativamente do trabalho de pesquisa desenvolvido nessas instituições. Na condição de estudantes universitários, muitos jovens iniciam suas carreiras profissionais a partir dessas atividades.

No SEMIC, os trabalhos a serem apresentados em cada pólo (São Luís, Pinheiro, Imperatriz, Chapadinha e Bacabal) serão premiados por campus nas mais diferentes áreas que abrangem, como forma de reconhecer e valorizar os trabalhos dos alunos e professores pesquisadores.

Uma das finalidades do evento é contribuir com os trabalhos realizados nos campus que o integram, divulgar em nível local e regional as investigações realizadas por alunos e professores e estimular em cada campus e pólo o aumento das pesquisas de Iniciação Científica.

Confira a programação no câmpus Imperatriz:

DIA 9

08h00 às 08h30 – Credenciamento

08h30 às 09h00 – Solenidade de abertura

09h00 Às 10h00 – Conferência - Profª Drª Sônia Nogueira

10h30 às 12h00 – sessão pôster – Ciências tecnológicas e Exatas

14h00 às 15h50 – sessão pôster – Ciências da Saúde

16h00 às 17h50 – sessão pôster – Ciências Sociais

DIA 10

08H00 ÀS 09H50 – sessão pôster – Ciências Humanas

10h00 às 12h00 – sessão pôster – Ciências Agrárias

10h00 às 12h00 – sessão pôster – Ciências Biológicas

16h00 – Sessão de Premiação e Encerramento Oficial

 

Fonte: Ascom UFMA Imperatriz

COMENTÁRIOS