A jovem Aline Nayara, de 24 anos, transportava drogas para outros estados, segundo revelou a polícia. O acusado foi preso no Pará e tem extensa ficha criminal. Ele participou do roubo ao avião do médico Jacinto Lay, em 2023, em Teresina
Por Mikaela Ramos (MN)
Montagem mostra a foto da vítima carbonizada, Aline Nayara, e a foto do acusado de ser o autor do crime, Demétrius Moraes Gomes, que foi preso nesta quinta-feira (22) em Marabá, no Pará
Foi preso o autor do feminicídio da jovem encontrada carbonizada no Rodoanel da zona Sudeste de Teresina, Aline Nayara, de 24 anos, além disso, foi descortinada a motivação por trás do crime bárbaro. Nesta quinta-feira (22), o acusado Demétrius Gomes Moraes foi preso na cidade de Marabá, no Pará. O filho dele e um caseiro também foram presos.
"De fato, a morte teve como um dos motivos o possível envolvimento da Aline com o tráfico, durante a investigação a gente constatou que ela fazia sucessivas viagens para outros estados e outros municípios aqui do Piauí, no sentido de levar drogas, então o envolvimento com o tráfico também seria um dos motivos dela ter sido morta de forma tão cruel", explicou a delegada Nathália Figueiredo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Demétrius Gomes estava escondido na casa de familiares e tentou fugir quando percebeu a presença da polícia, mas sem sucesso. A polícia conseguiu chegar até ele como autor do feminicídio através de imagens de câmeras de segurança.
"Conseguimos identificar o carro utilizado no crime e por meio de parceria com a PRF a gente constatou o movimento do carro logo após a morte de Aline para a cidade de Marabá onde Demetrius tem parentes e, segundo informações, nós já sabíamos que ele estava por lá. Então tudo isso foi juntando para que de fato a gente tivesse a suspeição dele no envolvimento do crime e então, representamos pela prisão", detalhou a delegada do DHPP do Piauí.
Demétrius Gomes já era foragido do sistema penitenciário do Piauí, após não retornar de uma "saidinha". O homem estava preso por participação no roubo da aeronave do médico Jacinto Lay, crime ocorrido em 14 de janeiro de 2023, dentro do Clube de Ultraleve de Teresina. Inclusive, também participou do crime o namorado da vítima Aline Naiara, Jorge Luis de Sousa da Silva.
"Nesse primeiro momento a gente não viu relação entre esses dois casos, mas o que a gente constatou que o companheiro de Aline, ele participou, inclusive está preso, está no sistema", esclareceu a delegada Nathália Figueiredo.
FILHO SEGUIU OS PASSOS DO PAI NO CRIME
Durante a Operação Rodoanel, também foi preso o filho de Demétrius, Marcos Moita Moraes, cujo era foragido do sistema penitenciário do Maranhão por crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Marcos Moita preso ao lado dos policiais | FOTO: Divulgação/ Polícia Civil do Pará
Além deles, foi preso Bruno Gomes da Silva, que era o caseiro do sítio em que estavam escondidos. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma e uma espingarda foi apreendida em posse dele.
Prisão do caseiro, Bruno da Silva | FOTO: Divulgação/ Polícia Civil do Pará
E AGORA?
"O inquérito vai transcorrer à prisão do Demétrius. É uma prisão temporária, tem um viés investigativo, então vamos seguir nas investigações, e será solicitado o recambiamento dele aqui para o Piauí", pontuou a autoridade policial.
VÍTIMA FICOU DESAPARECIDA
A última vez que Aline Naiara falou com a família dela foi quando mandou uma mensagem afirmando que viajaria para conseguir ter um dinheiro. Contudo, o corpo dela foi encontrado carbonizado no dia 10 de julho através do método conhecido como "micro-ondas", que consiste em carbonizar dentro de pneus em chamas.
O calor das labaredas queima o corpo ao ponto de evitar a identificação. De modo que até a análise por meio de DNA fica comprometida, já que os ossos e tecidos moles são completamente incinerados.
O corpo só foi identificado porque o Instituto Médico Legal (IML) conseguiu isolar o DNA de um dente dos restos mortais e comparou com o DNA da mãe de Aline Naiara.
ROUBO AO AVIÃO DO MÉDICO
O crime aconteceu na madrugada do dia 14 de janeiro de 2023, quando assaltantes armados invadiram o Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina, e roubaram um avião monomotor, modelo Cessna 206. A aeronave é avaliada em R$ 2 milhões.
O avião foi localizado após um pouso forçado em Juara, no estado do Mato Grosso, no dia 23 de janeiro de 2023. Os acusados do roubo foram presos.