Deputado Fabion acompanha prefeitos durante audiência com governador Wanderlei Barbosa
21/01/2023 02:27 em Política

Em busca de mais investimentos para os municípios biquenses, o deputado estadual Fabion (PL) intermediou na tarde da ultima quarta-feira, 18, no Palácio Araguaia, uma audiência entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e os prefeitos Wanderly Leite (Aguiarnópolis), Paulo Wanderson (São Bento do TO), Gilvan Bandeira (Carrasco Bonito) e Valdemar Nepomoceno (Ananás).

 

Conhecido por ser um representante municipalista, Fabion requereu apoio do Governo do Estado junto aos municípios de sua base de representação política. Na pauta, foram tratados diversos temas relacionados à região do Bico do Papagaio, dentre eles as festividades culturais, infraestrutura, educação, saúde e habitação.

 

De acordo com o parlamentar, a busca por soluções para as necessidades de cada município é essencial para a uma boa gestão pública. “Além de parabenizar o governador pela expressiva votação, trouxemos diversas demandas para ele, que sinalizou positivamente. Fico feliz em acompanhar os representantes dos municípios na luta por melhorias para a população e para as cidades. Foi uma reunião muito produtiva, com pleitos que foram encaminhados para resolução", relatou Fabion.

 

O deputado ressaltou ter uma relação muito próxima com essas cidades, e continuará apoiando os prefeitos e os municípios em suas reivindicações junto ao governo do Estado.

 

“Precisamos do empenho e da união de todos para buscar melhorias e conquistas aos nossos municípios. É essencial esse olhar diferenciado, principalmente para as pequenas cidades. Vale destacar que, além de sempre estar presente, o governo do estado tem tido a sensibilidade de atender as demandas apresentadas pelos gestores”, destacou.

 

Tocantinópolis

Aproveitando a oportunidade, Fabion requereu, via ofício, ao governador Wanderlei, que o pavimento da Avenida Cruzeiro do Sul, em Tocantinópolis, seja recuperado. "Tendo em vista as obras de revitalização da TO-210, seria importante que os serviços de recapeamento fossem executados nesta avenida, a qual é via de acesso à rodovia", informou.

 

Fabion mencionou que o fluxo de veículos pesados é intenso e que as fissuras e os buracos são frequentes, principalmente agora no período chuvoso, portanto, conta com o apoio do governador na consolidação deste pleito.

 

Representatividade

Outro assunto tratado durante encontro com o chefe do Executivo, pelo deputado Fabion, foi a ampliação da representatividade das etnias indígenas presentes no Tocantins, na recém-criada Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais.

 

De acordo com levantamentos mais recentes do IBGE estimam uma população acima de 14 mil indígenas, distribuídos em nove etnias: Karajá, Xambioá, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu. 

 

“Temos nove etnias no Tocantins. Seria interessante que o governo contemplasse todas elas com um representante na Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, para assim poder discutir com mais ênfase as demandas, pois eles próprios são conhecedores das suas necessidades”, enfatizou Fabion.

 

Presenças

Além dos prefeitos mencionados, também estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara de Tocantinópolis, vereador Zé Raimundo; o reveador Zé Lú, de Ananás; a primeira-dama de São Bento do Tocantins, Michelle Basílio; o ex-prefeito de Luzinópolis, Ary Almeida; a advogada da Câmara de Luzinópolis, Jayne Damasceno; e o assessor de imprensa, Dirceu Leno.

COMENTÁRIOS