Seduc realiza palestra para conscientizar servidores sobre os cuidados com a saúde mental
20/01/2023 17:42 em Política

Em alusão à campanha Janeiro Branco, a Secretária de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Participação Social, realizou nesta sexta-feira (20), a palestra “A vida pede equilíbrio”, uma ação para conscientizar os servidores da Secretaria sobre cuidados com a saúde mental. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Sagea).



A palestra faz parte das atividades do Projeto Emaranhando Vidas e tem como objetivo alertar para os cuidados com a saúde mental dos servidores, e da população como um todo, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.



“Essas atividades são importantes para fortalecer as ações da Secretaria, e para que os desafios sejam enfrentados de maneira equilibrada; para isso, devemos cuidar da saúde mental dos servidores. Sem equilíbrio emocional não é possível realizar as tarefas do dia a dia. A Seduc está preocupada com a saúde dos servidores, e realiza mais uma atividade preventiva para que consigam enfrentar os desafios impostos pelas tarefas diárias no trabalho”, destacou o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso.



Elaine Azevedo, da coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Sagea, considerou oportuno o momento para discutir o tema saúde mental com a participação dos servidores. Ela parabenizou a Seduc pela iniciativa. 



“Eu acho um tema muito pertinente, principalmente pelo momento que estamos passando. É de suma importância termos equilíbrio nas tomadas de decisão, pensarmos qual caminho seguir, quais são as nossas prioridades, elencar prioridades, isso é muito importante. Eu parabenizo a Seduc e espero que todos participem, porque realmente a vida, o trabalho, tudo pede equilíbrio, a nossa existência pede equilíbrio”, afirmou. 



A palestra faz parte de uma programação realizada na Seduc, que segue com a oferta dos serviços de Auriculoterapia, ginástica laboral e alongamento, no dia 24 deste mês, e escuta com psicólogos no dia 26. 



Janeiro Branco

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, relações, dos sentidos que possuem, passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos.



A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais as pessoas sonham e desejam concretizar.



“Nós temos as relações interpessoais que nos trazem momentos agradáveis, alguns momentos não tão agradáveis assim, que são os momentos mais difíceis nas nossas vidas. Nesse sentido, é necessário que saibamos lidar com essas situações, e para isso trouxemos algumas estratégias, em relação à ansiedade, ao estresse, à depressão, e a outros transtornos”, ressaltou a psicóloga do setor de saúde da Superintendência de Participação Social, Josimary Lima.

COMENTÁRIOS