Em Balsas, quatro obras com recursos federais estão paradas há 10 anos
19/01/2023 18:23 em Política

Obras abandonada do bairro Jardim Iracema foi engolida pelo mato

 

Quase nove mil obras com recursos federais estão paradas ou atrasadas em todo o país. Quase metade na área de educação

 

No prédio, engolido pelo mato, deveria funcionar uma creche pré-escola para quase 400 crianças de até 5 anos. Se a obra estivesse concluída, era onde estudariam os netos da diarista Marinês de Arruda, que sofre a procura de vagas em escolas distantes.



“Se tivesse a creche funcionando, para nós seria uma bênção, né? Porque é bem melhor para nós, bem próximo de casa e facilitava bastante”, diz Dona Marinês.



A obra fica em Balsas, onde outras três creches iniciadas há 10 anos nunca foram concluídas. Juntas, receberam mais de R$7 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e deveriam beneficiar cerca de 1,5 mil crianças dos bairros Jardim Iracema, São Francisco e Bacaba.



Em Paço do Lumiar, mais abandono. Na região, são obras de três creches que começaram a ser construídas em 2019. E estão paradas.



A comunidade abriu mão do campo de futebol para ter uma escola para os filhos. Quatro anos depois, além do lixo que se acumula, restam pontas de vergalhões e pedaços das paredes derrubadas por vândalos.



“Nem escola, nem campo, nem nada... E quando chove ,fica tudo alagado: entra água, entra tudo pela porta”, reclama da dona de casa Conceição de Sousa.



“O governo não olha para isso. Ele não olha para a dificuldade das mães daqui. Precisamos trabalhar, colocar as crianças para estudar para ter um bom estudo, e isso aqui não tem”, afirma a dona de casa Sandra Pereira.



Segundo o relatório do Tribunal de Contas da União, são 8.674 obras paralisadas ou que seguem a passos lentos. Quase 4 mil são da educação. O Maranhão lidera o ranking de obras abandonadas.



“Não é um problema de falta de dinheiro, não é um problema de projetos... É um problema de planejamento para fazer uma gestão adequada daquele recurso recebido para concluir essas pequenas obras”, diz Keyla Araújo Boaventura, chefe da Auditoria Urbana do TCU.

 


Falta de planejamento que vai da educação infantil ao ensino superior. No prédio mostrado em vídeo, há anos deveria funcionar a biblioteca central da Universidade Federal do Maranhão. A obra foi iniciada em 2009. E entre paralisações e retomadas, se arrasta há 14 anos. E muito do que já foi feito está deteriorado, precisa ser refeito”, diz Regina de Souza.



Os prejuízos com as obras inacabadas vão desde o dinheiro público que se perde no meio do caminho, aos benefícios que não chegam a quem deveria chegar.



“Muitas mães que moram na região, precisam trabalhar, mas não têm como deixar os seus filhos”, lamenta a diarista Elisângela da Silva Fonseca.



Em nota, a prefeitura de Balsas informou que o governo federal enviou os recursos para as obras das creches em 2012, em outra gestão, e que já retomou as obras de duas dessas creches. A prefeitura de Paço do Lumiar disse que a empresa responsável pela construção das creches abandonou as obras desde que o antigo prefeito foi afastado por problemas de saúde e que a atual gestão vem buscando soluções para retomar as obras.



A Universidade Federal do Maranhão afirmou que duas empresas que venceram as licitações não tiveram condições de concluir as obras da biblioteca e que uma terceira empresa já está atuando para finalizar o prédio. A universidade informou que a biblioteca estará em funcionamento ainda este ano.

 

 (Crédito e foto: Reprodução do Diário de Balsas)

COMENTÁRIOS