Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Nível do rio Tocantins apresenta 3,80 metros acima do considerado normal
02/12/2022 06:44 em Política

O superintendente, Josiano Galvão, explica que a oscilação já era esperada em decorrência das fortes chuvas em todo Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país. (Foto: Assessoria)

Com as fortes chuvas em Imperatriz e região, o nível do rio Tocantins, apresentou nas primeiras horas do dia desta quinta-feira (01), a primeira elevação do período chuvoso, estando atualmente com 3,80 metros acima do considerado normal.

 

Diante disso, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), está em alerta, monitorando os pontos que podem ser impactadas devido à cheia do rio Tocantins. O superintendente, Josiano Galvão, explica que a oscilação já era esperada em decorrência das fortes chuvas em todo Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país.

 

Ele enfatiza que todas as ações de vistoria dos pontos de risco, bem como o monitoramento do nível do rio, recadastramento das famílias, abrigos, e apoio no que for necessário a população, está sendo feito pela equipe da Defesa Civil, e demais órgãos municipais que trabalham para prevenção dos impactos do período chuvoso em Imperatriz.

“É importante destacar que a Defesa Civil, já estava em contato com os moradores dos bairros da Caema, Beira Rio, Areal, entre outros pontos que ficam perto do rio Tocantins. A medida de recadastramento das famílias, iniciaram mês passado, fomos de casa em casa, e já alertamos a população ribeirinha sobre a cheia que infelizmente ocorre todos os anos”, afirma Josiano.

 

Ainda segundo a Defesa Civil, a equipe está em contato direto com o Consórcio Estreito Energia (Ceste), para que ninguém seja pego de surpresa. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais temporais, com alerta laranja, e chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100/dia, com ventos intensos.

COMENTÁRIOS