Chikungunya: Saúde promove curso de Atualização em Vigilância, Diagnóstico e Manejo Clínico
23/11/2022 05:43 em Política

A capacitação tem como objetivo atualizar os profissionais médicos quanto ao diagnóstico e manejo adequado do paciente suspeito da doença

 

Bruno Lacerda / Governo Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Ministério da Saúde promoverá nos dias 07 e 08 de dezembro, no auditório da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (AGEFAZ), o Curso de Atualização, Diagnóstico e Manejo Clínico em Chikungunya.

 

O curso tem como objetivo atualizar os profissionais médicos quanto ao diagnóstico e manejo adequado do paciente suspeito de infecção por Chikungunya, e seu público alvo são profissionais que atuam na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, de gestão pública e privada do Estado do Tocantins.

 

O evento será em modalidade presencial e contará com a participação da apoiadora do MS, a médica infectologista Melissa Barreto Falcão.

 

“No acompanhamento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), os dados mostram um aumento no número de casos pela doença no Estado do Tocantins, sendo mais de 3.715 casos confirmados no período de 02 de janeiro a 19 de novembro deste ano. Isto evidencia cada vez mais a necessidade deste tipo de atualização por parte dos nossos profissionais”, acrescenta a enfermeira e técnica em Arboviroses, Débora Bicalho.

 

A técnica complementa que uma das estratégias da Secretaria da Saúde para minimizar o número de casos crônicos por chikungunya é o reconhecimento oportuno dos casos suspeitos, o tratamento adequado do paciente, conforme protocolo clínico, e a organização da rede de serviços de saúde, acrescentou.

 

O período de inscrições já se encontra aberto e vai até dia 30/11. Inscreva-se através do link:  https://forms.gle/mUxzRE2gBKHTMrCP8.

COMENTÁRIOS